B3

Relações com Investidores

Administração

Conselho de Administração

Define a estratégia e orçamento anual da B3. Além de determinar quando convocar a Assembleia Geral e propor a destinação de lucros, é responsável por eleger e monitorar os diretores executivos e escolher os auditores independentes. O Conselho se reúne com uma frequência mensal e seus membros são eleitos em Assembleia. Cumprem um mandato de dois anos, com possibilidade de se reeleger e não podem ser eleitos ou indicados para a diretoria da Companhia.

Nome Posição
Antonio Carlos Quintella Presidente (Conselheiro Independente Não Vinculado)

Data da eleição: 04.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

É sócio fundador e CEO da Canvas Capital. Foi Chairman do Credit Suisse Hedging-Griffo, com sede em São Paulo (2012-14), e CEO do Credit Suisse Américas e membro do Executive Board do Credit Suisse Group (2010-12) e CEO do Credit Suisse Brasil (2003-10). Ingressou no Credit Suisse em 1997 e foi nomeado CEO das operações do Credit Suisse Brasil em 2003. Como CEO do Credit Suisse Brasil, supervisionou a expansão da presença do banco no mercado, incluindo a aquisição da Hedging-Griffo, em 2007. É Presidente do Conselho de Administração da B3 S.A. (anteriormente BMF Bovespa) e membro do Conselho de Administração da Fundação OSESP, do Conselho Deliberativo do Instituto Credit Suisse Hedging Griffo e do Global Advisory Board da London Business School. É formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e MBA pela London Business School (Universidade de Londres).

Ana Carla Abrão Costa  Vice-presidente (Conselheira Independente Não Vinculada)

Data da eleição: 04.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

É Sócia e Market Leader para a América Latina da Oliver Wyman Consultoria Estratégica desde maio de 2017. Foi Secretária de Estado da Fazenda de Goiás (2015-2017), Diretora de Modelagem e Pesquisa do Banco Itaú Unibanco (2011-2014), tendo atuado em outros cargos desde 2008 no referido Banco. Atuou como Economista Chefe e Coordenadora Técnica na Tendências Consultoria Integrada (2006-2008) e como Analista concursada do Departamento de Estudos e Pesquisas do Banco Central do Brasil (2003-2006). É Formada em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília. Pós-graduação em Teoria Econômica Avançada e Mestrado em Econommia pela FGV do Rio de Janeiro e Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo.

Cassiano Ricardo Scarpelli Conselheiro Independente

Data da eleição:04.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Diretor Vice-Presidente Executivo do Banco Bradesco S.A. Anteriormente, exerceu o cargo de Diretor Executivo Gerente (2017-2018) e o cargo de Diretor Executivo Adjunto (2015-2016). Também exerceu o cargo de Diretor Departamental do Banco Bradesco (2007-2015), tendo sido responsável pela Tesouraria no período de 2009 a 2015.

Claudia Farkouh Prado  Conselheira Independente Não Vinculada

Data da eleição: 04.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

É Conselheira Senior do Conselho de Administração da Baker McKenzie Global Law Firm. Foi membro do Conselho de Administração da Baker McKenzie Global Law Firm (2013-2017), Presidente do Comitê Financeiro Global da Baker McKenzie Global Law Firm (2013-2017), Presidente da América Latina da Baker McKenzie Global Law Firm (2013-2017), Membro do Conselho Consultivo do TrustWomen (Thompson Reuters Fundation, 2014-2017). Foi Sócia Administrativa de Trench Rossi Watanabe (cooperação com Baker Mckenzie, 2010-2013). Atuou também como Coordenadora na América Latina dos grupos de prática de M&A e Private Equity (2004-2011) e como Advogada especializada em Fusões e Aquisições no Brasil e Estados Unidos (1986-2011). É formada em Direito pela Universidade de São Paulo. Master in Comparative Law (Southern Methodist University – Dallas), Executive Management Program (Kellog School of Management – Northwestern University – Chicago), Executive Leadership Program (The Center for Creative Leadership – Colorado Springs), International Directors Program (INSEAD – The Business School of the World).

Edgar da Silva Ramos Conselheiro Independente Não Vinculado

Data da eleição: 04.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Economista formado pela UFRJ e pós-graduado em Mercado de Capitais pela FGV do Rio de Janeiro. Iniciou sua trajetória profissional em 1971 como operador de renda fixa da M. Marcello Leite Barbosa CCVM. Foi sócio diretor da Stock DTVM, Patente Corretora e da Lecca DTVM, entre 1981 e 1986. Em 1987, fundou a Senior DTVM (atual Ágora CTVM S.A.). A sua participação em Bolsas e Associações inclui: a Presidência da CETIP – Câmara de Custódia e Liquidação, indicado como membro efetivo pelos Associados da Companhia, entre março de 2000 e maio de 2009, acumulando interinamente o cargo de Diretor-Geral entre setembro de 2008 e janeiro de 2009; Diretor e Presidente da ANDIMA – Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (de 1994 a 2009); o Conselho da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro – BVRJ (de 2002 a 2011); o Conselho da Confederação Nacional das Instituições Financeiras CNF (de 2000 a 2005); o Conselho da Bolsa de Mercadorias e Futuros BM&F (de 1995 a 2002); e o Conselho da Bolsa de Santos (de 1998 a 2000). É acionista da XP Investimentos desde 2015. Em 8 de maio de 2009, foi eleito Presidente do Conselho de Administração da CETIP S.A. – Mercados Organizados e em 17 de abril de 2012, 28 de abril de 2017 e 19 de abril de 2016, foi reeleito como Presidente do Conselho de Administração e Membro Independente do Conselho da referida companhia.

Eduardo Mazzilli de Vassimon Conselheiro Independente

Data da eleição: 04.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Foi Diretor-Geral do Itaú Unibanco Holding S.A. (2016-2018) e Diretor Vice-Presidente do Itaú Unibanco S.A. (2013-2018). Foi também Diretor Vice-Presidente (2015-2016) e Diretor Executivo (2013-2015) do Itaú Unibanco Holding S.A. Atuou como Diretor Vice-Presidente do Banco Itaú BBA S.A. (2003-2008), responsável pelas áreas internacional, instituições financeiras, produtos, mesa clientes e tesouraria; Diretor da Área Internacional do Banco BBA-Creditanstalt S.A. (1992-2003); Diretor Adjunto de Câmbio do Banco BBA-Creditanstalt S.A. (1990-1991); e Gerente Geral de Cambio do Itaú Unibanco S.A. (1980-1990). É formado em Economia pela Universidade de São Paulo e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Pós gradução pela FGV e pela École dês Hautes Études Commerciales.

Florian Bartunek Conselheiro Independente Não Vinculado

Data da eleição: 04.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Sócio fundador e CEO da Constellation Asset Management. Antes de fundar a Constellation, foi sócio e diretor executivo do Banco Pactual, onde foi chefe de research, trader proprietário, responsável pelo Asset Management e gestor dos fundos e portfolios de ações do banco. Florian iniciou sua carreira no Banco Nacional em 1989. É formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Rio (1990). Florian participou do programa Harvard Business School-YPO de 2010 a 2016 e completou o curso de Value Investing na Columbia University (2013), o Executive Program na Singularity University (2015) e Behavioral Finance Program da Harvard Kennedy School (2016). Foi professor do curso de Value Investing no IBMEC-SP (atual Insper), presidente do Capítulo Paulista do YPO (Young Presidents Organization) e diretor internacional da ANBID. Florian é vice-presidente do Instituto ProA e participa dos conselhos da Fundação Lemann, da Fundação Estudar, da Somos Educação e da Revista Nova Escola.

Guilherme Affonso Ferreira Conselheiro Independente Não Vinculado

Data da eleição: 04.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Membro do Conselho de Administração da Petrobras desde abril de 2015 e presidente do Comitê Financeiro da mesma empresa, membro do Conselho de Administração da Sul América desde 2010 e membro do seu Comitê de Remuneração, membro do Conselho de Administração da Valid desde 2012, membro do Conselho de Administração da Arezzo desde 2013 e presidente do seu Comitê de Auditoria, membro do Conselho de Administração da Gafisa desde 2011 e membro do seu Comitê de Governança e também membro do Conselho de Administração da Time for Fun. É sócio/gestor da Teorema Gestão de Ativos desde 1988. Também atua no Conselho Administrativo de entidades benemerentes como o Instituto de Cidadania Empresarial, Esporte Solidário e Sitawi, além de Conselheiro da Sociedade Harmonia de Tênis. Graduou-se em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, frequentou também cursos de Economia e Política no Macalester College nos EUA e de extensão na James Cook University na Austrália.

José de Menezes Berenguer Neto Conselheiro Independente

Data da eleição: 04.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Bacharel em Direito, formado em 1989 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Presidente do JP Morgan no Brasil desde 2013. É Presidente da A.B.B.I. – Associação Brasileira de Bancos Internacionais, Membro do Conselho e da Diretoria Executiva da Febraban – Federação Brasileira de Bancos. Foi o CEO da Gávea Crédito Estruturado. Esteve, no período de 2007 a 2012, no Banco Santander S.A., onde atuou como CEO nos segmentos de Varejo, Private Banking, Asset Management e Global Markets e Produtos, tendo sido Membro efetivo da Comissão Executiva e, até setembro de 2012, Membro efetivo do Conselho de Administração do Banco Santander no Brasil. Antes de suas posições no Santander, entre 2002 e 2007, atuou como Vice Presidente Executivo no segmento de Corporate no Banco ABN / Real, responsável direto pelas áreas de Global Markets, Private Banking, Produtos, Finanças e ALCO. Atuou, no período de 1999 a 2002, como Diretor Executivo do Banco BBA S.A., sendo responsável pela gestão de: Balance Sheet Proprietary Trading. Foi Sócio Fundador juntamente com o Grupo GP da Utor Investimentos-NY/São Paulo. Entre 1997 e 1998, atuou como Co-Head of Emerging Markets e High Yield Fixed Income, no Banco ING – New York, como Membro do Comitê Executivo do Corporate e Investment e também membro do Regional Management Committee of the Americas. No período de 1994 a 1997, respondeu como Diretor pela gestão dos segmentos: Head of Fixed Income, Equities Trading, Sales and Research no ING Barings Brasil. Foi Membro dos Conselhos de Administração da Gávea Investimentos S.A., da FEBRABAN, da ANBIMA, da Fundação Brasileira de Proteção da Juventude e Infância, da Emerging Markets Traders Association.

José Lucas Ferreira de Melo Conselheiro Independente Não Vinculado

Data da eleição: 04.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Bacharel em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF). É membro do Conselho de Administração da International Meal Company Alimentação S.A. desde 18 de fevereiro de 2011 e sócio da Lucas Melo e Associados Ltda. desde 12 de dezembro de 2008. Foi membro do Conselho do Conselho de Administração (2010 a 2016) e Coordenador do Comitê de Auditoria da Dufry AG (2013 a 2016), membro do Conselho de Administração da Restoque Comércio e Confecções de Roupas S.A. (2013 – 2016) e da DASA - Diagnósticos da América S.A. (2009 a 2012). Foi Diretor Executivo da Febraban (2005 a 2007) e Diretor Setorial de Auditoria e Compliance (2001 a 2002), responsável pela Comissão Nacional de Auditoria do Ibracon (1996 e 1997), Diretor da Bienal de São Paulo (2009 a 2011), membro do Comitê de Auditoria (especialista financeiro) do Bradesco S.A.(2009 a 2014), membro do Conselho de Administração da Dufry South America (2009 e 2010), membro do Conselho de Administração da Dibens Leasing (2007 a 2009), Diretor Executivo da Unibanco Holdings (2003 a 2007), Diretor Executivo e posteriormente Vice-presidente do Unibanco S.A (1999 a 2007), sócio da Global Control (1998 e 1999), Sócio da Price Waterhouse (1993 a 1997), e Diretor da Comissão de Valores Mobiliários - CVM (1992). Foi membro do Comitê de Auditoria da CETIP, na qualidade de membro externo e independente, com reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária (2013 a 2015). Foi eleito, em 28 de abril de 2014, para ocupar o cargo de Membro Independente do Conselho  de Administração da CETIP.

José Roberto de Machado Filho Conselheiro Independente

Data da eleição: 04.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Atualmente, é responsável pela área de Negócios de Pessoa Física do Banco Santander. Bacharel em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Paulo e Mestre em Administração de Empresas, Economia e Finanças pela Universidade de São Paulo. Foi engenheiro da Keumkang Limited de 1990 a 1991, gerente de câmbio de 1992 a 1995 e gerente de mesa de operações de mercados emergentes de 1992 a 1996 do Banco CCF Brasil S.A. Também foi diretor executivo do Banco Rabobank Internacional Brasil S.A. de 1998 a 2003 e foi diretor executivo do Banco Real de 2003 a 2009. É também diretor executivo do Banco Bandepe S.A. (empresa integra o grupo econômico do Banco Santander) e membro do Conselho de Administração da Zurich Santander Brasil Seguros e Previdência S.A., da Zurich Santander Brasil Seguros S.A. e da Super Pagamentos e Administração de Meios Eletrônicos (empresa integra o grupo econômico do Banco Santander).

Conselho Fiscal
Nome Posição
Ângela Aparecida Seixas Membro Efetivo

Data da posse: 05.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Possui sólida experiência nas áreas Administrativo-Financeira, Governança e Relação com Investidores, em empresas nacionais e multinacionais, especialmente em reorganizações de estrutura e processos, bem como em auditoria de gestão. Atuou como Controller e Gerente Administrativo-Financeiro em empresas nos setores agribusiness, alimentos, tintas, instituições financeiras, telecomunicações e energia. Sólida vivência em Contabilidade, Planejamento, Orçamento, TI, Tesouraria, Tributário, Controles Internos e Jurídico. Foi responsável pela revisão de processos, tanto da área financeira como demais áreas da Duke Energy, integrando as diversas áreas e obtendo crescimento de 2 notches no seu rating. Atuou, também, na administração do investimento dos acionistas em telecomunicações no Brasil e posteriormente de investimento semelhante em Israel, empresas com faturamento de aproximadamente US$ 1,5 bilhão cada. Participou de um grupo tarefa de 16 executivos da organização que, em conjunto com a Mackinsey, elaborou um Plano de Reestruturação dos negócios da Bunge no Brasil. Como gerente de auditoria de gestão, liderou um grupo de auditores seniores, responsável pela avaliação das práticas e procedimentos das áreas industrial, administrativa e comercial, em diversos negócios – alimentos, têxtil, tintas e fertilizantes. Possui conhecimento em SOX e FCPA. Foi membro do Conselho de Administração da BCP e da BSE e do Conselho Fiscal da Telemig Celular S/A. Ex-Presidente do Conselho de Administração da Duke Energy International Geração Paranapanema. Membro do Conselho Consultivo do Instituto Techmail, Membro Independente do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Auditoria da PRODESP e Membro Independente do Comitê de Auditoria Estatutário do IPT.

Guy Andrade Membro Efetivo

Data da posse: 05.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Possui 40 anos de experiência em auditoria, contabilidade, controles internos e riscos. É presidente da Magalhães Andrade S/S Auditores Independentes e é membro do Conselho de Administração da Companhia Müller de Bebidas e da Emae – Empresa Metropolitana de Águas e Energia. É, também, membro do Comitê de Auditoria da Câmara Interbancária de Pagamentos – CIP, do Banco Pine S.A. e do BK Brasil Operação e Assessoria a Restaurantes S.A.. Atua, ainda, como membro do Nominating Committee da International Federation of Accountants – IFAC. É contador formado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie.

Tereza Cristina Grossi Togni Membro Efetivo

Data da posse: 05.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Banco Central do Brasil - Diretora de Fiscalização-2000/2003. Itaú Unibanco Holding S.A. – Membro do Conselho de Administração-2004/2008. Especialista Financeira do Comitê de Auditoria-2004/2010. B3 S.A. - Membro do Comitê de Auditoria de 2009 até abril de 2019. Itaúsa - Investimentos Itaú S.A. – Presidente do Conselho Fiscal desde abril de 2011. Duratex S.A. – Presidente do Comitê de Auditoria e de Gerenciamento de Riscos desde abril de 2013 e Especialista desde junho 2012. CVC Corp – Membro do Comitê de Auditoria e de Partes Relacionadas desde março/2017. Terra Santa Agro – Presidente do Conselho Fiscal desde maio/2018. Bacharel em Administração de Empresas e Ciências Contábeis.

Gilberto Lourenço da Aparecida  Membro Suplente

Data da posse: 05.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Atua como membro titular do Comitê de Auditoria do Banco Votorantim e da Seguradora Líder-DPVAT. Foi, também, membro titular do Comitê de Auditoria da Brasilcap. Diretor Geral responsável pela área financeira (Recebimentos, Pagadoria, Investimentos e Tesouraria), de administração (Suprimentos, Serviços Internos, Administração Predial) e Marketing (Marketing, Clientes e Sustentabilidade) no período de fevereiro de 2014 a janeiro de 2017. Também atuou como Diretor Comercial da Brasilcap (março de 2012 - fevereiro de 2014) e como Diretor de Relações com Investidores do Banco do Brasil, representando a empresa perante investidores, analistas, portfolio managers, agência de rating, órgãos reguladores (julho de 2010 - março de 2012). Possui experiência como Conselheiro Fiscal Titular da WEG S.A. (maio de 2013 - abril de 2016) e como Conselheiro Fiscal Suplente da Coelba (abril de 2002 - abril de 2013). Graduado em Ciências Contábeis com MBA em Contabilidade e pós-graduação em Auditoria e Administração.

Paulo Roberto Simões da Cunha Membro Suplente

Data da posse: 05.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Foi presidente do Conselho Fiscal da Mahle Metal Leve S.A. Ingressou no Banco Central do Brasil em 1976, na Divisão de Fiscalização e, em 1988, passou ao cargo de Chefe de Divisão, sendo responsável pela fiscalização das Instituições Financeiras em São Paulo, permanecendo naquele órgão até 1998. É Membro do Comitê de Auditoria do Banco Bradesco S.A. desde fevereiro de 2014, tendo exercido a mesma função no período de abril de 2004 a junho de 2009. Foi Membro do Comitê de Auditoria da B3 S.A. - Brasil Bolsa Balcão. Foi Presidente do Comitê de Auditoria da DEDIC (Portugal Telecom). Foi Membro do Comitê de Auditoria da Zamprogna Indústria Metalúrgica. Foi Membro do Comitê de Auditoria e Especialista Financeiro do Banco Santander (Brasil) S.A. Membro da Comissão sobre Governança Corporativa em Instituições Financeiras do IBGC. Foi Sócio da KPMG Auditores Independentes de 1998 até 2004, na área de Financial Services. Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas com cursos de Pós-Graduação em Finanças e Auditoria.

Maurício de Souza Membro Suplente

Data da posse: 05.2019 / Término do mandato: até AGO de 2021

Foi Diretor de Contabilidade do Unibanco - União de Bancos Brasileiros S/A (2001 a 2008), Conselheiro do Unibanco Participações Societária S/A (2006-2008), Diretor de Controle Corporativo no Banco Itaú Unibanco S/A (2008 a 2011), Conselheiro do Instituto UBB Prev (2009-2011), Vice Presidente Financeiro na Officer Dist. Tecnologia S/A (2012-2014). Foi membro do Comitê de Fiscal da FEBRABAN e atual membro do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. É consultor e sócio fundador da Rede Gestão e Tecnologia – consórcio de empresas de consultoria, serviços e tecnologia. Autor de artigos científicos sobre mercado de capitais em revistas de alto impacto (2018-2019 Qualis A2). Bacharel em Ciências Contábeis, com pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Possui MBA Executivo pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro – IBMEC (2002).

Diretoria Colegiada

Propõe e executa o plano estratégico definido pelo Conselho de Administração. Estabelece também diretrizes para atividades operacionais, socioeconômicas e de sustentabilidade. Sempre pensam e agem em prol da performance da B3. O mandato de seus membros dura dois anos, com possibilidade de reeleição.

Nome Posição
Gilson Finkelsztain Presidente
Gilson Finkelsztain é presidente da B3 desde maio de 2017. Foi Diretor-Presidente da Cetip S/A de agosto de 2013 a abril de 2017, tendo feito parte do Conselho de Administração da empresa entre 2011 e 2013. Trabalhou por 20 anos em instituições financeiras internacionais como Citibank, JP Morgan, Bank of America Merrill Lynch e Santander, onde ocupou cargos de diretoria no Brasil e no exterior, sempre relacionados aos mercados de câmbio, renda fixa, renda variável e commodities. Graduado em Engenharia Civil de Produção pela PUC - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e pós graduação pelo INSEAD-Advanced Management Program (2011).
Cícero Augusto Vieira Neto Vice-Presidente de Operações, Clearing e Depositária
Vice-Presidente de Operações, Clearing e Depositária da B3 desde 2008, sendo responsável pelas atividades de negociação eletrônica, compensação e liquidação, contraparte central (CCP), central depositária, registro e Banco BM&FBOVESPA. Ele ingressou na Companhia em 2001, tendo sido anteriormente responsável pela gestão de risco no Banco Matrix. Ele é PhD em economia.
Daniel Sonder Vice-Presidente Financeiro, Corporativo e de Relações com Investidores
Economista formado pela Tufts University, onde também se graduou em Relações Internacionais. Mestre em Relações Internacionais pela The Fletcher School of Law and Diplomacy - Tufts University. Foi Diretor Executivo da área de fundos de crédito estruturado na Divisão de Asset Management do Credit Suisse, instituição onde ingressou em 2006. Atuou, no período de 2003 a 2006, no Gabinete do Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Também foi assessor da Diretoria Executiva de Produtos Estruturados do BNDES, nos anos de 2002 a 2003, e trabalhou no JP Morgan Chase entre 1999 e 2001. Em maio de 2013, foi eleito Vice-Presidente Financeiro e Corporativo da B3, sendo, desde fevereiro de 2015, Diretor Executivo Financeiro, Corporativo e de Relações com Investidores.
José Ribeiro de Andrade Vice-Presidente de Produtos e Clientes
Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração e Finanças pelo IBMEC. Foi Co-Head de Negociação em mercados locais LATAM  e membro do Comitê Executivo da América Latina do Bank of America Merrill Lynch. Também trabalhou, por aproximadamente 10 anos, no Citigroup Brasil onde foi responsável pelas áreas de negociação de câmbio e derivativos, bem como sobre a área de estruturação de produtos, com foco nos produtos derivativos de câmbio, taxa de juros e commodities. Além disso, trabalhou por 3 anos em uma joint venture  local entre Itaú e Bankers Trust (IBT) com o mercado de derivativos de ações.
Rodrigo Antonio Nardoni Gonçales Vice-Presidente de Tecnologia e Segurança da Informação
Analista de sistemas, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1996, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e educação executiva pela Wharton School of the University of Pennsylvania em 2014. De 1995 a 1997 ocupou o cargo de analista de sistemas no IBM Brasil. Atuou como consultor de TI no Banco Bradesco (1998-2000) e no Citigroup Brasil (2000-2002). Ingressou na BM&F em 2002 como analista de sistemas e posteriormente atuou como  gerente de desenvolvimento de sistemas até 2008. Em 2008, assumiu na BM&FBOVESPA a superintendência de PMO e em 2010 tornou-se Diretor de desenvolvimento de sistemas de pós-negociação.
Marcos Vanderlei Belini Ferreira Diretor Executivo da Unidade de Financiamentos
Formado em Direito pela Universidade Brás Cubas de São Paulo, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV de São Paulo e especialização em Gestão de Bancos pelo Swiss Finance Institute. Iniciou a carreira em 1995, no Unibanco S.A. como supervisor de cobrança de veículos, tendo sido promovido a gerente. No mesmo ano, assumiu a mesa de crédito para rede de agências. Em 1998, assumiu a gestão da cobrança do Dibens, sociedade adquirida pelo Unibanco. Em 2001, passou a ser responsável pela estrutura de Crédito e Cobrança do Banco InvestCred (joint venture UBB e Ponto Frio) tendo exercido o cargo de Diretor de Crédito e Cobrança. Em 2004, foi designado como Diretor de Crédito e Cobrança do setor automotivo para Pessoa Física e Jurídica do Itaú, onde, em 2013, assumiu o cargo de Diretor de Crédito e Cobrança da ACIVS (Área de cartões, Imobiliário, Veículos e Seguros) e exerceu a função de Diretor de Crédito e Cobrança no período compreendido entre 2014 e 2016.
Comitês

Reforçam a governança corporativa ao assessorar o Conselho de Administração. O mandato de seus membros é de dois anos.

 

Comitê de Auditoria

Responsável por acompanhar e avaliar a qualidade da atuação da auditoria interna e da auditoria independente, tanto na Companhia como em suas controladas. É composto por até seis membros, sendo até dois conselheiros independentes e no mínimo três e no máximo quatro membros externos.

Participantes
José Lucas Ferreira de Melo Coordenador e Especialista Financeiro
Alvir Alberto Hoffmann Membro Externo
Rogério Paulo Calderón Peres Membro Externo
Luciana Pires Dias Membro Externo

 

Regimento Interno do Comitê de Auditoria

Canal de Denúncias ao Comitê de Auditoria

Comitê de Governança e Indicação

Entre as principais funções, promove evoluções na governança da Companhia, avalia a adoção de boas práticas, seleciona e indica integrantes para o Conselho e a Diretoria. É composto por quatro conselheiros, sendo pelo menos dois independentes.

Participantes
Antonio Carlos Quintella Coordenador
José de Menezes Berenguer Neto Conselheiro
Guilherme Affonso Ferreira Conselheiro independente
Claudia Farkouh Prado Conselheira independente
Comitê de Produtos e de Precificação

Entre as principais funções, acompanha os planos de investimento e de desenvolvimento de produtos dos mercados administrados pela Companhia, acompanha a implementação das políticas de descontos comerciais praticadas pela Companhia, avalia a estrutura de preços da Companhia, comparando-os aos preços praticados pelas principais bolsa. É composto por dois conselheiros e sete membros externos.

Participantes
Edgar da Silva Ramos Coordenador
Ana Carla Abrão Costa Conselheira Independente
Christian George Egan Membro Externo
Leonardo Silva De Loyola Reis Membro Externo
Mário Torós Membro Externo
Renato Monteiro dos Santos Membro Externo
Bernardo Zerbini Membro Externo
Roberto de Jesus Paris  Membro Externo
Luiz Fernando Figueiredo Membro Externo
Comitê de Remuneração e Pessoas

Revisa, propõe e acompanha ajustes nos parâmetros, nas diretrizes e na política de remuneração e benefícios, bem como no modelo de gestão de pessoas. É composto por três conselheiros, sendo pelo menos dois independentes.

Participantes
Antonio Carlos Quintella Coordenador
Claudia Farkouh Prado Conselheira Independente
Florian Bartunek Conselheiro Independente
Guilherme Affonso Fereira Conselheiro Independente
Comitê de Riscos e Financeiro

Acompanha e avalia os riscos de mercado, de liquidez, de crédito e sistêmico dos mercados administrados pela Bolsa, com enfoque estratégico e estrutural. É composto por no mínimo quatro conselheiros, dos quais pelo menos 2 são independentes.

Participantes
Eduardo Mazzilli de Vassimon Coordenador
Antonio Carlos Quintella Conselheiro Independente
José Lucas Ferreira de Melo Conselheiro Independente
Cassiano Ricardo Scarpelli Conselheiro
José Roberto Machado Filho Conselheiro
Comitês Internos
Os Comitês Internos de Assessoramento ao Presidente e à Diretoria Colegiada são:
  • Comitê Interno de Prevenção e Combate ao Financiamento do Terrorismo, à Lavagem e à Ocultação de Bens, Direitos e Valores
  • Comitê Interno de Riscos Corporativos
  • Comitê Interno de Conduta e Ética
  • Comitê Interno de Certificação do Programa de Qualificação Operacional (PQO)
  • Comitê Interno de Tarifação
  • Comitê Interno de Projetos
  • Comitê Interno de Sustentabilidade
  • Comitê Interno Técnico de Risco de Contraparte Central (CCP)
Câmaras Consultivas

A B3 trabalha de forma incessante para aumentar a proximidade com os participantes de seus mercados. No que se refere a esse tema, a Companhia mantém diversos canais abertos com investidores e empresas de diferentes categorias, que colaboram para a formulação de produtos e serviços e sugerem novas práticas.

Entre esses canais estão os Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração e ao Diretor Presidente, merecendo destaque especial as Câmaras Consultivas, criadas para garantir interlocução constante com os participantes dos mercados B3. Em 2009, as Câmaras passaram por aperfeiçoamentos importantes, como a ampliação do número de participantes, que atualmente gira em torno de 450 pessoas. Ainda foram criadas a Câmara Consultiva do Mercado Imobiliário e a Câmara de Negociação e Tecnologia.

Atualmente, a Bolsa conta com as seguintes Câmaras:

  • Câmara Consultiva de Commodities
  • Câmara Consultiva de Renda Fixa, Câmbio e Derivativos
  • Câmara Consultiva de Equities
  • Câmara Consultiva de Empresas e Estruturação de Ofertas
  • Câmara Consultiva de Análise de Risco
  • Câmara Consultiva de Governança de Estatais
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