Define a estratégia e orçamento anual da B3. Além de determinar quando convocar a Assembleia Geral e propor a destinação de lucros, é responsável por eleger e monitorar os diretores executivos e escolher os auditores independentes. O Conselho se reúne com uma frequência mensal e seus membros são eleitos em Assembleia. Cumprem um mandato de dois anos, com possibilidade de se reeleger e não podem ser eleitos ou indicados para a diretoria da Companhia.
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Caio Ibrahim David | Presidente (Conselheiro Independente Não Vinculado) |
Data da eleição: 04.2025 / Término do mandato: até AGO de 2027 É o atual Presidente do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão; Caio é sócio-fundador da GHT4-The Family Company, um multi-family office constituído em 2021 visando gestão de recursos, desenvolvimento de novos negócios, assessoria financeira e governança familiar. Atualmente, preside o Conselho de Administração da Dimensa, uma joint venture criada por Totvs e B3. Com uma carreira de 33 anos no Itaú Unibanco, onde ingressou como trainee em 1987 e saiu como Diretor Geral do Banco de Atacado e CEO do Itaú BBA em 2021, Caio atuou em diversas áreas na instituição. Tornou-se sócio do Itaú BBA em 2005 e sócio do Itaú Unibanco em 2010. Como Diretor Geral do Banco de Atacado, de 2018 a 2021, foi responsável pelos seguintes negócios: Corporate Banking, Investment Banking, Asset Management, Private Banking e Tesouraria & Global Markets. Neste período, também liderou toda a operação internacional do conglomerado, que abrange as unidades de banco de varejo na América Latina (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru) e de banco corporativo e de investimentos nas Américas, Europa e Ásia. Ocupou o cargo de CEO & Presidente do Itaú BBA de 2018 a 2021 e de Vice-Presidente Executivo de 2010 a 2018, período em que atuou em diversas posições de liderança que compreenderam, inclusive, os cargos de CFO e de CRO do Conglomerado Itaú Unibanco. Em 1998, atuou como associado no Bankers Trust Co. em Nova York na área de Global Risk Management, com grande interação com o mercado financeiro e de capitais internacional. Atuou como Conselheiro de Administração do Itaú BBA e da Porto Seguro, de 2013 a 2015. Na Rede, empresa que atua como adquirente de pagamentos do Itaú Unibanco, atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração de 2010 a 2012. Adicionalmente, foi Presidente do Conselho Consultivo do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), instituição seguradora de depósitos do sistema financeiro brasileiro, de 2013 a 2015, e Conselheiro do Itaú CorpBanca no Chile de 2019 a 2020. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie com pós-graduação em Economia e Finanças pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Controladoria também pela USP e MBA pela Universidade de Nova York nos EUA, com especialização em finanças e negócios internacionais. Em 2021, concluiu o Programa Executivo pela Stanford University com ênfase em inovação e economia digital. |
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Florian Bartunek | Vice-Presidente (Conselheiro Independente Não Vinculado) |
Data da eleição: 04.2025 / Término do mandato: até AGO de 2027 É atual Vice-Presidente do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão e sócio fundador e CIO (Chief Investment Officer) da Constellation Asset Management. Antes de fundar a Constellation, foi sócio do Banco Pactual, onde foi chefe de research, trader proprietário, responsável pelo Asset Management e gestor de todos os fundos e portfolios de ações do Banco. Florian iniciou sua carreira no Banco Nacional em 1989. É formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Rio (1990). Florian participou do programa Harvard Business School-YPO de 2010 a 2017, completou o curso de Value Investing do Bruce Greenwald na Columbia University (2013), o Executive Program na Singularity University (2015) e o Behavioral Finance Program na Harvard Kennedy School (2016). Foi professor do curso de Value Investing no IBMEC-SP (atual Insper), presidente do Capítulo Paulista do YPO (Young Presidents Organization). No terceiro setor, Florian é vice-presidente do ProA, uma das maiores ONGs ligadas à educação profissional no Brasil e participa do Conselho da Fundação Lemann, é chairman da Fundação Estudar e conselheiro da Revista Nova Escola |
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André Guilherme Cazzaniga Maciel | Conselheiro Independente Não Vinculado |
Data da eleição: 04.2025 / Término do mandato: até AGO de 2027 É membro independente e não vinculado do Conselho de Administração da B3, membro independente do Conselho de Administração da Inter&Co e fundador da Volpe Capital. Foi membro independente do Conselho de Administração do Banco Inter (2019 a 2023). Atuou como Managing Partner e Head do Brasil no Softbank Group International (2019 a 2020). Antes disso, foi co-fundador da 30 Knots, um fundo de Venture Capital na América Latina no começo de 2019. Iniciou sua carreira no J.P Morgan (2002 a 2019), onde ficou por 17 anos, sendo 7 em Nova York, e esteve envolvido em mais de 200 operações de M&A e Mercado de Capitais, atuando como Managing Director na J.P. Morgan e Head da área de Investment Banking Advisory no Brasil (2017-2019), sendo responsável por cobrir setores de tecnologia, telecomunicações e mídia na América Latina, também atuando como head de Equity Capital Markets para América Latina. É graduado em administração de empresas pela EAESP-FGV (2003) e fluente em inglês e espanhol. |
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Claudia de Souza Ferris | Conselheira Independente Não Vinculada |
Data da eleição: 04.2025 / Término do mandato: até AGO de 2027
É membro Independente e Não Vinculada do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. É investidora anjo, co-investora de Venture Capital, na Bossa Nova, e mentora de empreendedores, executivos e startups. É Conselheira Consultiva da EqualWeb, e Conselheira Independente da Senior Sistemas. Desenvolve trabalhos ligados a Inclusão e Diversidade, tais como a criação de um fundo de Investimento dentro da VC Bossa Nova para apoio a fundadoras ou co-fundadoras de startups e soluções focadas no mercado feminino. Executiva sênior com mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia. Tem passagem em empresas globais de Tecnologia, Microsoft e IBM, liderou negócios no Brasil e Canadá. Tem experiências relevantes tanto em B2B quanto em B2C e um forte histórico de construção de negócios de crescimento sustentado ou grandes turn arounds. Bacharel em Ciência da Computação, Mestre em Ciências pelo ITA, MBA Executivo pela FGV, Pós-Graduação em Negócios Digitais pela Columbia/MIT e Formação como Conselheira pela Saint Paul. Especializações em programas executivos em Wharton, MIT e Singularity. |
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Claudia Farkouh Prado | Conselheira Independente Não Vinculada |
Data da eleição: 04.2025 / Término do mandato: até AGO de 2027
É membro Independente e Não Vinculada do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. É formada em Direito pela Universidade de São Paulo. Master in Comparative Law (Southern Methodist University – Dallas), Executive Management Program (Kellog School of Management – Northwestern University – Chicago), Executive Leadership Program (The Center for Creative Leadership – Colorado Springs), International Directors Program (INSEAD – The Business School of the World). É membro do Conselho de Governança da B3 Social, entidade do terceiro setor. |
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Claudia Politanski | Conselheira Independente Não Vinculada |
Data da eleição: 04.2025 / Término do mandato: até AGO de 2027 É membro independente e não vinculada do Conselho de Administração da B3 e presidente do Conselho do Colégio Alef Peretz. Sua carreira executiva no Itaú Unibanco durou mais de três décadas, tendo sido Vice-Presidente Executiva (2013-2020), liderando as áreas de Jurídica, Recursos Humanos, Assuntos Corporativos, Marketing, ESG e Compliance. Foi membro do Comitê Executivo e foi secretária do Conselho de Administração (2012-2018). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Direito (LL.M.) pela Universidade de Virgínia e MBA pela Fundação Dom Cabral. Atualmente, cursa mestrado em Estudos Judaicos e do Oriente Próximo na Universidade Brandeis. Atua nos Comitês de Sustentabilidade e Filantropia da Sociedade Beneficente Israelita Hospital Albert Einstein e é membro do Conselho do Instituto Todos pela Saúde, da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social – Unibes e da Fundação Itaú. Ainda, é membro independente do Conselho de Autorregulação da Federação Brasileira dos Bancos – FEBRABAN. |
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Cristina Anne Betts | Conselheira Independente Não Vinculada |
Data da eleição: 04.2025 / Término do mandato: até AGO de 2027
É membro Independente e Não Vinculada do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, CEO da Iguatemi S.A. desde janeiro de 2022, membro do Comitê de Finanças da Votorantim Cimentos e do Conselho Fiscal da Rumo S.A. A executiva, que atuava como co-CEO da Iguatemi S.A. desde outubro de 2021, está na Iguatemi S.A. desde 2008, dos quais 13 anos foi CFO, responsável pelas áreas de Planejamento Estratégico, Inovação, e-commerce, M&A, Contabilidade e Controladoria Fiscal. Cristina também foi responsável pela idealização, implementação e gerenciamento do Iguatemi365, e-commerce da marca lançado em outubro de 2019. Anteriormente, atuou em empresas como PriceWaterhouse, Banco Credit Suisse First Boston Garantia, Bain & Company e TAM Linhas Aéreas S/A. Na TAM, ocupou a posição de Diretora de Planejamento Estratégico e Controladoria e era responsável também pela área de Relações com Investidores. Formou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1991, CEAG em 1994 e posteriormente fez um MBA pelo INSEAD, na França. |
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José de Menezes Berenguer Neto | Conselheiro Independente Não Vinculado |
Data da eleição: 04.2025 / Término do mandato: até AGO de 2027 É membro independente e vinculado do Conselho de Administração da B3, CEO do Banco XP desde 2020 e membro do Conselho de Administração da TAO Music Tech e Banking S.A.. Considerado um dos mais importantes profissionais do setor financeiro brasileiro, com uma trajetória de sucesso em algumas das principais instituições com presença no país. Entre 2013 e 2020, foi CEO do J.P. Morgan no Brasil. Anteriormente, entre 2012 e 2013, ocupou a posição de CEO da Gávea Crédito e, entre 2007 e 2012, atuou como CEO de diferentes áreas do Banco Santander (Banco de Investimentos e de Atacado, Asset Management e Private Banking e Banco de Varejo), além de ter sido membro do Conselho de Administração. Teve ainda passagens pelo Banco ABN Amro Real S/A, Banco BBA Creditanstalt S/A, ING Barings, ING Bank Brazil e Banco Boavista. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro do conselho diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). É presidente do Conselho do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FunBio). Foi Presidente da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI) e membro dos Conselhos da B3, Associação Nacional de Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e Associação Brasileira de Bancos (ABBC). |
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Maurício Machado de Minas | Conselheiro Independente |
Data da eleição: 04.2025 / Término do mandato: até AGO de 2027
É membro Independente e Vinculado do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Atualmente, é membro do Conselho de Administração do Banco Bradesco S.A., membro do Conselho de Administração da Bradespar S.A., Membro do Conselho de Administração do Next Tecnologia e Serviços Digitais S.A., membro suplente do Conselho de Administração da Odontoprev S.A. e membro suplente do Conselho de Administração do Grupo Fleury S.A. No Banco Bradesco S.A., exerceu a função de Diretor Vice-Presidente Executivo (jan/2014-2019). Também foi membro do Conselho de Administração nas empresas BBD Participações S.A., Cidade de Deus – Companhia Comercial de Participações (Holding), Bradesco Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil, BSP Empreendimentos Imobiliários S.A., NCR Brasil – Indústria de Equipamentos para Automação S.A. e NCF Participações S.A., onde também exerceu cargo de Diretor Vice-Presidente (jun/2016 a jan/2019). Foi Presidente do Conselho de Administração da Aquarius Participações S.A. e Vice-Presidente dos Conselhos de Administração da BBC Processadora S.A. e Chain Serviços e Contact Center S.A. Também foi Diretor-Presidente da Scopus Tecnologia Ltda. Até janeiro de 2019, ocupou cargos em diversas empresas, tendo sido eleito Diretor Gerente do Banco Bradesco BERJ S.A. e do Bradesco Administradora de Consórcios Ltda. e Diretor Geral da Scopus Soluções em TI S.A. (abr/2018). Anteriormente, foi eleito Diretor Gerente nas empresas adiante – Banco Bradescard S.A., Banco Bradesco Cartões S.A., Banco Bradesco Financiamentos S.A., Banco Losango S.A. ±Banco Múltiplo, BEM – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda., Bradescard Elo Participações S.A., Kirton Bank S.A. – Banco Múltiplo, e Tempo Serviços Ltda. (abr/2017). Ocupou, ainda, os cargos de Diretor do Banco Alvorada S.A. e Diretor Vice-Presidente do Banco Bradesco BBI S.A. (2014-2019). Mauricio foi Diretor do União Participações Ltda. (2014-2018), Diretor do Banco CBSS S.A. entre (2014-2016), além de ter exercido o cargo de Diretor Gerente do Bradesco Seguros S.A. (2015-2016). É formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Executive Education Program in Finance, Wharton School, University of Pennsylvania; General Management Program, Columbia University, New York e Corporate Board Director Program, Harvard Business School, Boston. Strategic Partner do World Economic Forum (WEF). Atua no terceiro setor exercendo as funções de Membro da Mesa Regedora e Diretor Gerente da Fundação Bradesco e Diretor da Nova Cidade de Deus Participações S.A. |
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Pedro Paulo Giubbina Lorenzini | Conselheiro Independente |
Data da eleição: 04.2025 / Término do mandato: até AGO de 2027
É membro Independente e Vinculado do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Desde 2021, atua como Diretor Executivo e membro do Comitê Executivo do Itaú-Unibanco S.A., sendo responsável pelas áreas de Global Markets & Treasury e pelas unidades de negócios do Banco Itaú nos países da América Latina (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Colômbia). Com mais de 32 anos de experiência no mercado financeiro, liderou o grupo de Markets & Securities services no Citi Brasil, unidade de negócios que incluía todas as atividades relacionadas a Sales & Trading dos produtos de Global Markets (Rates, Currencies, Commodities, Equities, Crédito e Serviços de Custódia). Foi membro do Comitê Executivo do banco (2008-2021), participando e dirigindo os comitês de gestão da instituição. Atuou na Diretoria Executiva da Febraban-Direx (2013-2021), presidiu o comitê de Tesouraria da Febraban (2010-2013), foi Vice-Presidente da Anbima (2010-2021) e Diretor da Anbima (2005-2007). Membro do comitê de diversidade voltado a gênero e gerações. |
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Rachel Ribeiro Horta | Conselheira Independente Não Vinculada |
Data da eleição: 04.2025 / Término do mandato: até AGO de 2027 É empreendedora serial, investidora e especialista reconhecida em estratégia de inovação e transformação digital, com uma trajetória marcada pela fundação e liderança de mais de cinco empresas inovadoras em setores como saúde, tecnologia e comunicação. Fundadora e CEO da Maisha Innovations, Rachel lidera iniciativas estratégicas que integram tecnologia avançada, desenvolvimento de negócios e capital humano, com o objetivo de impulsionar o crescimento sustentável e a transformação efetiva de organizações e indivíduos. Dentre suas realizações destacam-se a fundação da Hekima, startup pioneira em inteligência artificial no Brasil, adquirida pelo iFood em 2020, e do Grupo Pró-Criar (atualmente Grupo Huntington), referência em medicina reprodutiva adquirida pela espanhola Eugin em 2018. Sua experiência abrangente inclui também atuação como conselheira independente e advisor estratégico em organizações renomadas como Grupo Fleury, Fundação Dom Cabral, Biominas Brasil e Omega Energia, colaborando diretamente com decisões estratégicas, transformação digital e modelagem de negócios disruptivos. Graduada em Publicidade e Propaganda (Uni BH), Rachel possui MBA em Marketing (IBMEC), especialização em Innovation & Entrepreneurship (Stanford University) e pós-graduação em Neurociência e Comportamento (PUC-RS). |
Nome | Posição |
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André Coji | Membro Efetivo |
Data da posse: 25.04.2025 / Término do mandato: até AGOE de 2026 É membro efetivo do Conselho Fiscal da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”). É diretor da Federação Israelita, membro do Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da Via S.A. (“Via”) e membro efetivo dos Conselhos Fiscais da Pet Center Comércio e Participações S.A (“Petz”), da Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN”) e da MPM Corpóreos S.A (“Espaço Laser”) e Gestor de patrimônio familiar (multi-family office) com ampla rede de relacionamento profissional. Possui mais de vinte anos de experiência em administração financeira e controladoria atuando como diretor em Private Banking e Gestão Patrimonial Familiar (Family Office). Dez anos no cargo de CFO da Tecnisa S.A., onde desempenhou as funções de tesouraria, controladoria, planejamento financeiro e a condução do IPO. Atuou como membro do Conselho de Administração e do Comitê Independente de Partes Relacionadas da SMILES. É formado em Administração de Empresas pela FGV/SP, em Direito pela Faculdade de Direito São Francisco e possui certificação pelo IBGC. Não é pessoa politicamente exposta. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.
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Aristóteles Nogueira Filho | Membro Efetivo |
Data da posse: 25.04.2025 / Término do mandato: até AGOE de 2026
É membro efetivo do Conselho Fiscal da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”). É membro do Conselho Fiscal da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP. Possui larga experiência profissional na área financeira, com expertise em diversos setores, incluindo petróleo e gás, commodities e bens de consumo. Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2006, exercendo funções no Santander, Societé Generale e Safra. Mais recentemente, ocupou cargos em grandes gestoras brasileiras como Opportunity, Truxt e XP, com foco em análise de ações e gestão de portfólio. É graduado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e possui especialização em Engenharia Mecatrônica pela École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers (ENSAM). Possui diversas certificações, incluindo CFA, CGA, CPA-20 e CNPI, e cursos em análise de negócios (Massachusetts Institute of Technology), direito societário (Fundação Getúlio Vargas), desenvolvimento de conselhos (Fundação Dom Cabral) e Conselho Fiscal (IBGC). É membro do conselho do Instituto Ponte, uma ONG focada em educação. |
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Marcus Moreira de Almeida | Membro Efetivo |
Data da posse: 25.04.2025 / Término do mandato: até AGOE de 2026
É membro efetivo do Conselho Fiscal da B3. Foi funcionário do Banco do Brasil S.A de maio/1987 a janeiro/2020, onde exerceu funções de alta gerência na Diretoria de Finanças da Instituição. Exerceu o cargo de Diretor de Investimento na Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil até janeiro/2020. Atuou como membro do Conselho de Administração da Neoenergia S.A., desde abril/2016, onde também atuou como membro do Comitê de Auditoria, desde abril/2017, encerrando seus mandatos em agosto/2021. Foi membro do Conselho de Administração da Cosern – Cia Energética do Rio Grande do Norte, da Celpe – Cia Energética de Pernambuco, da Coelba – Cia de Eletricidade da Bahia e membro do Conselho Fiscal da Kepler Weber. É administrador de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF, possui especialização em Administração Financeira pela FGV/RJ e MBA em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Não é pessoa politicamente exposta. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por qualquer decisão, transitada em julgado ou não |
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Stânia Lopes Moraes | Membro Suplente |
Data da posse: 25.04.2025 / Término do mandato: até AGOE de 2026
É membro suplente do Conselho Fiscal da B3. Também é membro suplente do Conselho Fiscal da Embraer S.A, do Conselho Consultivo da MCM Brand Experience e membro do Conselho de A4S Circle of Practice – The Prince’s Accounting for Sustainability Project. Tem 34 anos de experiência com uma sólida carreira na área de Finanças Corporativas em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos da economia. Com expertise em gestão de planejamento estratégico, fusões e aquisições, reestruturação e renegociação da divida, budget/forecast, controladoria, controles internos, planejamento tributário, controles de custos, TI e recursos humanos. Experiência em governança corporativa no controle de despesas operacionais e de capital de giro em cenários de crise financeira. É formada em Contabilidade e Administração de Empresas na PUC-Minas, possui MBA Internacional em Controladoria e Gestão Financeira pela FGV com módulo internacional na Ohio University, pós MBA na Saint Paul – ABPW Advanced Boardroom Professional for Women, pós MBA na FIA – Governança e Compliance. Declarações regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por qualquer decisão, transitada em julgado ou não. |
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Maria Paula Soares Aranha | Membro Suplente |
Data da posse: 25.04.2025 / Término do mandato: até AGOE de 2026 É membro suplente do Conselho Fiscal da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”). É membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria e Riscos da Hapvida Participações e Investimentos S.A (“Hapvida”). Atuou como Conselheira Fiscal (2011 – 2013) e Conselheira de Administração (2013 – 2018) na Fibria Celulose S.A., Conselheira de Administração da Paranapanema S.A. (2014 – 2016) e Conselheira Fiscal na Invepar S.A (2016 – 2018). É formada em Administração de empresas pela FGV-EAESP e pós-graduada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela FGV, mestre em Administração de Empresas pela USP e mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. É conselheira certificada pela ICSS-A, com participação na comissão de Gestão de Riscos e Controles do IBGC e participação no Board Members da EY, assim como do ACI-KPMG. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por decisão transitada em julgado ou não. |
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Reginaldo Ferreira Alexandre | Membro Suplente |
Data da posse: 25.04.2025 / Término do mandato: até AGOE de 2026 É membro suplente do Conselho Fiscal da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”). É membro do Conselho de Administração da Mahle Metal Leve S.A. desde junho de 2017 e da Sanepar – Cia. de Saneamento do Pará desde abril de 2022. Membro efetivo, atualmente, dos Conselhos Fiscais da Rumo S.A. desde abril de 2019, da Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul desde abril de 2021, da Kepler Weber S.A. desde março de 2023, da CEB Lajeado S.A. desde abril de 2022 e da Oncoclínicas desde abril de 2024. Foi membro do Comitê de Auditoria da Paranapanema em 2017, membro do Conselho Fiscal da Embraer (2023), da Ser Educacional (presidente do colegiado, de 2015 a 2023), da Cia. de Saneamento do Paraná – Sanepar (2017 a 2020), da Cia. Energética de Brasília – CEB (2019 a 2022), Iochpe Maxion (2013 a 2017), BRF (2015 a 2017), membro suplente do Conselho Fiscal da Bradesco S.A. (2017 a 2020). Economista, com experiência na área de análise de investimentos, como analista e diretor de equipes de análise, no Citibank, Unibanco, BBA (atual Itaú-BBA) e Itaú Corretora de Valores e experiência como consultor nas áreas de estratégia (Accenture) e de corporate finance (Deloitte). Atuou também na ProxyCon Consultoria Empresarial, empresa dedicada às atividades de assessoria e prestação de serviços nas áreas de mercado de capitais, finanças e governança corporativa, entre 2003 e 2017. Foi membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) – desde sua fundação, em 2005, até 2024, analista de investimentos certificado (CNPI), gestor de valores mobiliários credenciado pela CVM, conselheiro fiscal certificado pelo IBGC e um dos autores do Código Brasileiro de Governança Corporativa Companhias Abertas. Declarações regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. |
Propõe e executa o plano estratégico definido pelo Conselho de Administração. Estabelece também diretrizes para atividades operacionais, socioeconômicas e de sustentabilidade. Sempre pensam e agem em prol da performance da B3. O mandato de seus membros dura dois anos, com possibilidade de reeleição.
Nome | Posição |
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Gilson Finkelsztain | Presidente |
Gilson Finkelsztain é Presidente da B3 desde maio de 2017. Foi Diretor-Presidente da Cetip S/A de agosto de 2013 a abril de 2017, tendo feito parte do Conselho de Administração da empresa entre 2011 e 2013. Trabalhou por 20 anos em instituições financeiras internacionais como Citibank, JP Morgan, Bank of America Merrill Lynch e Santander, onde ocupou cargos de diretoria no Brasil e no exterior, sempre relacionados aos mercados de câmbio, renda fixa, renda variável e commodities. Graduado em Engenharia Civil de Produção pela PUC Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e pós graduação pelo INSEAD-Advanced Management Program (2011).Declarações Regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não. Cargos estatutários não remunerados em controladas, coligadas e demais entidades que a Companhia possui participação, conforme divulgadas nos itens 1 e 6 deste formulário: Diretor Vice-Presidente da Diretoria Consultiva da RTM Ltda; Diretor Presidente do Banco B3 S.A.; Diretor Presidente da Cetip Info, Diretor Presidente e Presidente do Conselho de Governança da B3 Social; Diretor Geral da Associação Bovespa; Diretor Geral da APBM&FBOVESPA; Diretor Geral da Associação BM&F; e Diretor Presidente da Associação B3 Educação e Cultura. | |
Viviane Basso | Vice-Presidente de Operações – Emissores, Depositária e Balcão |
Viviane Basso é Vice-Presidente de Operações – Emissores, Depositária e Balcão da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão e Vice-Presidente do Banco B3. Iniciou sua carreira em 1998 na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), a clearing da BOVESPA, atuando em grandes projetos como a Reestruturação do Sistema de Pagamentos (SPB), a incorporação da clearing da BVRJ e estudos/construção de soluções para o desenvolvimento do mercado secundário de títulos de renda fixa. Em 2002 foi contratada pela BM&F, com a missão de construir a Clearing de Ativos, contraparte central para o mercado secundário de títulos públicos federais. Passou pela fusão da BM&F com a BOVESPA, com destaque para a liderança no Projeto de Integração das Clearings (IPN), e depois pela constituição da B3, com a incorporação da CETIP. Ocupou diversos cargos nas organizações, incluindo o cargo de Diretora de Liquidação/Pós-Negociação. É formada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com especialização pela Universidade de Wharton. No terceiro setor, atua como membra do Conselho de Governança da B3 Social. Declarações Regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais em que tenha sido condenada por qualquer decisão, transitada em julgado ou não. Cargos estatutários não remunerados em controladas, coligadas e demais entidades que a Companhia possui participação, conforme divulgadas nos itens 1 e 6 deste formulário: Diretora Vice-Presidente do Banco B3 S.A.; membro do Conselho de Governança da B3 Social; e Diretora da B3 IP Holding Ltda.. | |
Mario Palhares | Vice-Presidente de Operações – Negociação Eletrônica e Contraparte Central |
Mario Palhares é Vice-Presidente de Operações – Negociação Eletrônica e Contraparte Central da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão. Iniciou sua carreira na Esso Brasileira de Petróleo e passou por instituições financeiras antes de ingressar na BM&F em 2002. Participou do processo de desmutualização e abertura de capital (IPO) da BM&F, do processo de fusão da BM&F com a Bovespa e do processo de fusão da BM&FBOVESPA com a Cetip. Ocupou diversos cargos na organização incluindo o cargo de Diretor do Banco B3 entre 2010 e 2013. De 2014 até 2020, ocupou o cargo de diretor de Negociação Eletrônica da B3. Em 2021, ocupou o cargo de diretor de Produtos Listados da B3. É formado em Administração de Empresas pela PUC–RJ, com Pós-graduação em Finanças pelo IBMEC–RJ e Mestrado em Administração de Empresas pela PUC– RJ. Declarações regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não. Cargos estatutários não remunerados em controladas, coligadas e demais entidades que a Companhia possui participação, conforme divulgadas nos itens 1 e 6 deste formulário: Diretor Presidente da BLK Sistemas Financeiros Ltda e Vice-Presidente da B3 Inova LLC. | |
Rodrigo Antônio Nardoni Gonçales | Vice-Presidente de Tecnologia |
Rodrigo Nardoni é Vice-Presidente de Tecnologia da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão. De 1995 a 1997 ocupou o cargo de analista de sistemas no IBM Brasil. Atuou como consultor de TI no Banco Bradesco (1998-2000) e no Citigroup Brasil (2000-2002). Ingressou na BM&F em 2002 como analista de sistemas e posteriormente atuou como gerente de desenvolvimento de sistemas até 2008. Em 2008, na BM&FBOVESPA assumiu a superintendência de PMO e em 2010 tornou-se Diretor de desenvolvimento de sistemas de pós-negociação. É formado em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1996, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e educação executiva pela Wharton School of the University of Pennsylvania em 2014. Declarações regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não. Cargos estatutários não remunerados em controladas, coligadas e demais entidades que a Companhia possui participação, conforme divulgadas nos itens 1 e 6 deste formulário: Presidente da BRV LLC; e membro do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas e Remuneração da Dimensa S.A.. | |
Marcos Vanderlei Belini Ferreira | Vice-Presidente da Unidade de Infraestrutura para Financiamentos |
Marcos Vanderlei é Vice-Presidente da Unidade de Infraestrutura para Financiamentos da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão. Iniciou a carreira em 1995, no Unibanco S.A. como supervisor de cobrança de veículos, tendo sido promovido a gerente. No mesmo ano, assumiu a mesa de crédito para rede de agências. Em 1998, assumiu a gestão da cobrança do Dibens, sociedade adquirida pelo Unibanco. Em 2001, passou a ser responsável pela estrutura de Crédito e Cobrança do Banco InvestCred (joint venture UBB e Ponto Frio) tendo exercido o cargo de Diretor de Crédito e Cobrança. Em 2004, foi designado como Diretor de Crédito e Cobrança do setor automotivo para Pessoa Física e Jurídica do Itaú, onde, em 2013, assumiu o cargo de Diretor de Crédito e Cobrança da ACIVS (Área de cartões, Imobiliário, Veículos e Seguros) e exerceu a função de Diretor de Crédito e Cobrança no período compreendido entre 2014 e 2016. É formado em Direito pela Universidade Brás Cubas de São Paulo, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV de São Paulo e especialização em Gestão de Bancos pelo Swiss Finance Institute. Declarações regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não. Cargos estatutários não remunerados em controladas, coligadas e demais entidades que a Companhia possui participação, conforme divulgadas nos itens 1 e 6 deste formulário: Diretor da Datastock Ltda. e Diretor da PDTec S.A. | |
Ana Buchaim | Vice-Presidente de Pessoas, Marca, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social |
Ana Buchaim é Vice-Presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Está à frente de toda transformação cultural e de marca da nova companhia criada em 2017. Hoje, é a executiva responsável pelas entregas de gestão interna responsável e promoção das melhores práticas da agenda ESG, investimento sustentável, investimento social privado e boas práticas com as empresas listadas. Também dirige a estratégia de comunicação interna e externa da companhia. Com uma sólida carreira em instituições financeiras como Banco Santander, ABN Amro e Citibank, ingressou na Cetip, onde foi responsável pelo desenvolvimento da área de Recursos Humanos. Foi conselheira da Rede Brasil do Pacto Global da ONU entre 2020 e 2023. É formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), e formação em Psicanálise, pelo Centro de Estudos Psicanalíticos. Declarações Regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais em que tenha sido condenada por qualquer decisão, transitada em julgado ou não. Cargos estatutários não remunerados em controladas, coligadas e demais entidades que a Companhia possui participação, conforme divulgadas nos itens 1 e 6 deste formulário: Diretora Vice-Presidente da B3 Social. | |
André Veiga Milanez | Diretor Executivo Financeiro, Administrativo e de Relações com Investidores |
André Milanez é Diretor Executivo, Financeiro, Administrativo e de Relações com Investidores da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Iniciou sua carreira na PricewaterhouseCoopers, onde trabalhou por 11 anos como auditor e consultor de instituições do mercado financeiro. Durante este período, atuou por três anos no Reino Unido, onde adquiriu relevante experiência internacional. Adicionalmente, participou ativamente do processo de desmutualização e abertura de capital (IPO) da Bovespa, bem como do processo de fusão com a BM&F. Ingressou na Cetip em novembro de 2009, onde era responsável pela área financeira da companhia. Em março de 2017, com a combinação de negócios entre a Cetip e a BM&FBOVESPA que deu origem à B3, passou a integrar o time de executivos responsável pelo escritório de integração das duas companhias. Em outubro de 2017, passou a ser responsável também pelas áreas de planejamento financeiro, controladoria, tesouraria, faturamento e cobrança da B3. É formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC SP, em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista e Diplomado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) pela Associação de Contadores Públicos Certificados do Reino Unido (ACCA). Declarações regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não. Cargos estatutários não remunerados em controladas, coligadas e demais entidades que a Companhia possui participação, conforme divulgadas nos itens 1 e 6 deste formulário: Diretor Financeiro da Cetip Info S.A.; Diretor da PDTEC S.A.; Diretor de Assuntos Contábeis do Banco B3 S.A.; Diretor da BLK Sistemas Financeiros Ltda.; Diretor da Datastock Ltda.; Diretor da B3 Instituição de Pagamentos Ltda.; Secretário da Associação Bovespa; Diretor Geral da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro; Diretor de Contabilidade e Diretor Técnico da Associação B3 Educação e Cultura; Tesoureiro da BRV LLC; Diretor da B3 Chicago LLC; Vice-Presidente da B3 Inova LLC; Diretor da Cetip Lux; Membro do Conselho, do Comitê de Auditoria e do Comitê de Riscos e Compliance da Dimensa S.A.; Diretor na B3 UK LTD; e Diretor da B3 IP Holding Ltda. | |
Eduardo Farias | Diretor Executivo de Governança, Gestão Integrada e Segurança Cibernética |
Eduardo Farias é Diretor Executivo de Governança, Gestão Integrada e Segurança Cibernética da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, responsável pelas seguintes disciplinas: Controles Internos, Compliance, Melhoria Contínua, Risco Corporativo, Risco de Modelagem, Continuidade de Negócios, Segurança da Informação, Centralidade do Cliente, PMO e Lean Agile., além de Diretor de Riscos do Banco B3. Iniciou sua carreira há mais de 20 anos em empresas de consultoria e auditoria atuando em grandes instituições financeiras contribuindo para o desenvolvimento e aplicação de metodologias que ajudaram a mitigar riscos e mudar culturas. É formado em Ciências da Computação pela UFF (Universidade Federal Fluminense), MBA em Finanças pelo IBMEC e Mestre em Contabilidade pela USP. Possui certificados CISA – Certificado em Auditoria em Sistema da Informação – ISACA; CGEIT – Certificado em Governança de TI e Empresarial – ISACA, CRISC – Certificado em Risco e Controle do Sistema da Informação – ISACA e BS 7799 – Auditor Líder em Segurança da Informação. Declarações regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não. Cargos estatutários não remunerados em controladas, coligadas e demais entidades que a Companhia possui participação, conforme divulgadas nos itens 1 e 6 deste formulário: Diretor de Riscos do Banco B3 S.A.; Diretor na B3 UK LTD; e Diretor da B3 Instituição de Pagamento Ltda. | |
Silvia Maria de Almeida Bugelli Valença | Diretora Executiva Jurídica |
Silvia Maria é Diretora Executiva Jurídica da B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão. Possui sólida experiência em instituições financeiras e escritórios de advocacia, atuando por mais de 30 anos no mercado financeiro e no mercado de capitais, com reguladores, auditores, advogados, times de compliance, clientes internos e externos. Foi diretora jurídica, sócia do Grupo Genial e membro do Comitê Executivo, atuando como diretora responsável pelas áreas de compliance e controles internos, com forte atuação da revisão de políticas e remodelação da estrutura de governança, participação do processo de revisão de rating realizado pelo Banco Central do Brasil, membro de comitês de auditoria, PLDFT, compliance, produtos, antifraude e segurança da informação. Participou de estruturação de projetos de desestatização, como Eletrobrás, CEB, CEEE, dentre outros. Atuou como sócia e responsável pelo departamento jurídico do Banco Pactual de 1992 a 1999. Acumulou experiência também em outras instituições como superintendente Jurídica do Banco Fibra e Diretora Jurídica da Americanas.com. Foi sócia atuante nas áreas societária e de mercado de capitais em renomados escritórios como Felsberg Advogados e Almeida Bugelli e Valença Advogados. Foi membro do Conselho de Distribuição da ANBIMA, participando ativamente da aprovação das propostas de termo de compromisso apresentados pelos associados, revisão, relatoria e voto em processos de apuração de irregularidades – PAI. É graduada em Direito pela Universidade de São Paulo e possui LLM – Master of Laws pela Northwestern University, Chicago – USA, com foco em corporate law, capital market, banking law, derivatives, securitization e project finance. Declarações Regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais em que tenha sido condenada por qualquer decisão, transitada em julgado ou não. Cargos estatutários não remunerados em controladas, coligadas e demais entidades que a Companhia possui participação, conforme divulgadas nos itens 1 e 6 deste formulário: não há. | |
Luiz Masagão Ribeiro Filho | Diretor de Produtos e Clientes |
Luiz Masagão Ribeiro Filho é diretor de Produtos e Clientes da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Foi Head Latam e Global de Commodities e Head de Markets do Banco Santander, onde atuou por mais de uma década. Também teve passagens pelas áreas de Mercados de Renda Fixa e Câmbio do Morgan Stanley e do Citi. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Declarações regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não. Cargos estatutários não remunerados em controladas, coligadas e demais entidades que a Companhia possui participação, conforme divulgadas nos itens 1 e 6 deste formulário: Diretor da B3 IP Holding e Diretor Presidente da B3 Inova LLC. |
Responsável por acompanhar e avaliar a qualidade da atuação da auditoria interna e da auditoria independente, tanto na Companhia como em suas controladas. É composto por até seis membros, sendo até dois conselheiros independentes e no mínimo dois e no máximo quatro membros externos.
PARTICIPANTES | |
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Cristina Anne Betts | Coordenadora e Membro Efetivo |
Claudia de Souza Ferris | Membro Efetivo |
Carlos Alberto Rebello Sobrinho | Membro Externo |
Maria Luiza Lage de Mattos Levi | Membro Externo e Especialista Financeira |
Maurício Machado de Minas | Coordenador |
Caio Ibrahim David | Membro Efetivo |
Claudia de Souza Ferris | Membro Efetivo |
Cesar Nivaldo Gon | Membro Externo |
Rachel Ribeiro Horta | Membro Efetivo |
Entre as principais funções, promove evoluções na governança da Companhia, avalia a adoção de boas práticas, seleciona e indica integrantes para o Conselho e a Diretoria. É composto por quatro conselheiros, sendo pelo menos dois independentes.
PARTICIPANTES | |
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Claudia Farkouh Prado | Coordenadora |
Caio Ibrahim David | Membro Efetivo |
Claudia Politanski | Membro Efetivo |
Florian Bartunek | Membro Efetivo |
Entre as principais funções, acompanha os planos de investimento e de desenvolvimento de produtos dos mercados administrados pela Companhia, acompanha a implementação das políticas de descontos comerciais praticadas pela Companhia, avalia a estrutura de preços da Companhia, comparando-os aos preços praticados pelas principais bolsas. É composto por dois conselheiros e sete membros externos.
PARTICIPANTES | |
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Florian Bartunek | Coordenador |
André Guilherme Cazzaniga Maciel | Conselheiro Independente |
Eric André Altafim | Membro Externo |
José Eduardo Louzada de Araújo | Membro Externo |
Milena Weiss Aloisi | Membro Externo |
Pedro Hermes da Fonseca | Membro Externo |
Ricardo Daniel Gomes de Negreiros | Membro Externo |
Luiz Paulo Rodrigues de Freitas Parreiras | Membro Externo |
Marina Bauab Carvalho Werebe | Membro Externo |
Revisa, propõe e acompanha ajustes nos parâmetros, nas diretrizes e na política de remuneração e benefícios, bem como no modelo de gestão de pessoas. É composto por três conselheiros, sendo pelo menos dois independentes.
PARTICIPANTES | |
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Caio Ibrahim David | Coordenador |
Claudia Farkouh Prado | Membro Efetivo |
Claudia Politanski | Membro Efetivo |
Cristina Anne Betts | Membro Efetivo |
Sofia de Fátima Esteves | Membro Externo |
Acompanha e avalia os riscos de mercado, de liquidez, de crédito e sistêmico dos mercados administrados pela Bolsa, com
enfoque estratégico e estrutural. É composto por no mínimo quatro conselheiros, dos quais pelo menos 2 são
independentes.
PARTICIPANTES | |
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Caio Ibrahim David | Coordenador |
Mauricio Machado de Minas | Conselheiro Independente |
Pedro Paulo G. Lorenzini | Membro Efetivo |
José de Menezes Berenguer Neto | Membro Efetivo |
Cícero Augusto Vieira Neto | Membro Externo |
Marcelo Fernandez Trindade | Membro Externo |
Os Comitês Internos de Assessoramento ao Presidente e à Diretoria Colegiada são:
- Comitê Interno de Monitoramento de Operações e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Ocultação de Bens, Direitos e Valores, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa
- Comitê Interno de Riscos Corporativos
- Comitê Interno de Conduta e Ética
- Comitê Interno de Certificação do Programa de Qualificação Operacional (PQO)
- Comitê Interno de Tarifação
- Comitê Interno de Segurança da Informação e Cibernética
- Comitê Interno de Sustentabilidade
- Comitê Interno Técnico de Risco de Contraparte Central (CCP)
Clique aqui para acessar a composição dos Comitês Internos da B3.
A B3 trabalha de forma incessante para aumentar a proximidade com os participantes de seus mercados. No que se refere a esse tema, a Companhia mantém diversos canais abertos com investidores e empresas de diferentes categorias, que colaboram para a formulação de produtos e serviços e sugerem novas práticas.
Entre esses canais estão os Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração e ao Diretor Presidente, merecendo destaque especial as Câmaras Consultivas, criadas para garantir interlocução constante com os participantes dos mercados B3. Em 2009, as Câmaras passaram por aperfeiçoamentos importantes, como a ampliação do número de participantes, que atualmente gira em torno de 450 pessoas. Ainda foram criadas a Câmara Consultiva do Mercado Imobiliário e a Câmara de Negociação e Tecnologia.
Atualmente, a Bolsa conta com as seguintes Câmaras:
- Câmara Consultiva de Análise de Risco
- Câmara Consultiva de Equities
- Câmara Consultiva de Infraestrutura para Financiamento
- Câmara Consultiva de Juros e Moedas
- Câmara Consultiva de Normas
- Câmara Consultiva de Operações
- Câmara Consultiva de Pós-Negociação de Balcão
- Câmara Consultiva de Pós-Negociação de Listados
Clique aqui para acessar a composição das Câmaras Consultivas da B3.
Última atualização em 29 de abril de 2025