Relações com Investidores

Administração

Conselho de Administração

Define a estratégia e orçamento anual da B3. Além de determinar quando convocar a Assembleia Geral e propor a destinação de lucros, é responsável por eleger e monitorar os diretores executivos e escolher os auditores independentes. O Conselho se reúne com uma frequência mensal e seus membros são eleitos em Assembleia. Cumprem um mandato de dois anos, com possibilidade de se reeleger e não podem ser eleitos ou indicados para a diretoria da Companhia.

Nome Posição
Antonio Carlos Quintella Presidente (Conselheiro Independente Não Vinculado)

Data da eleição: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

É sócio fundador e CEO da Canvas Capital. Foi Chairman do Credit Suisse Hedging-Griffo, com sede em São Paulo (2012-14), e CEO do Credit Suisse Américas e membro do Executive Board do Credit Suisse Group (2010-12) e CEO do Credit Suisse Brasil (2003-10). Ingressou no Credit Suisse em 1997 e foi nomeado CEO das operações do Credit Suisse Brasil em 2003. Como CEO do Credit Suisse Brasil, supervisionou a expansão da presença do banco no mercado, incluindo a aquisição da Hedging-Griffo, em 2007. É Presidente do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (anteriormente BM&FBovespa). É formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e MBA pela London Business School (Universidade de Londres).

Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

Ana Carla Abrão Costa  Vice-presidente (Conselheira Independente Não Vinculada)
Data da eleição: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

É head do escritório da Oliver Wyman no Brasil, sócia nas práticas de Finanças & Risco e Políticas Públicas e membro do Comitê Executivo Global da mencionada Companhia. Passou grande parte da sua vida profissional na indústria financeira, com reconhecida experiência em serviços e regulação financeira e no setor público. Com extensa produção acadêmica nas áreas de mercados de crédito, corridas bancárias, regulação e crédito bancário, mercado de crédito imobiliário e spreads bancários e reconhecida contribuição no debate público, Ana Carla é doutora em Economia pela Universidade de São Paulo, mestre pela EPGE/FGV e Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília. Foi consultora no Fundo Garantidor de Créditos (FGC) no Brasil, foi servidora concursada do Banco Central do Brasil, atuando no Departamento de Pesquisa de Economia Bancária, Economista Chefe na Tendências Consultoria Integrada, Diretora da área de controle de riscos do Banco Itaú Unibanco e Secretária de Fazenda do Estado de Goiás até se juntar à Oliver Wyman como sócia em maio de 2017. É colunista do Caderno de Economia do Estadão, Vice-Presidente do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão e atua de forma voluntária como Conselheira do Civic-Co, do RenovaBR, da SempreFEA e da Escola Graduada de São Paulo (Graded).

Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

Alberto Monteiro de Queiroz Netto Conselheiro Independente
Data da eleição: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro. Também concluiu pós-graduação em instituições financeiras pela Faculdade de Economia e Administração de empresas da Universidade de São Paulo e MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. De 2006 a 2009, ele foi CEO da BB DTVM e de fev/2007 a ago/2009 foi Vice-Presidente da ANBID (hoje Anbima). De 2009 a 2011, ele atuou como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na CSN – Companhia Siderúrgica Nacional. Entre 2011 e 2014, foi o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Suzano Papel e Celulose S.A. Entre 2014 e 2016, ocupou o cargo de Diretor Vice-Presidente Executivo de Finanças na Graninvestimentos S.A. Em 2017, atuou como Diretor Vice-Presidente Executivo do Banco do Brasil S.A. responsável pelas áreas de Finanças, Relações com Investidores e Fusões & Aquisições (M&A). Atualmente, o Sr. Monteiro é o Diretor Vice-Presidente Executivo responsável pelo segmento de Wealth Management no Banco Santander Brasil.

Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

Claudia Farkouh Prado Conselheira Independente Não Vinculada
Data da eleição: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

É membro do Conselho Fiscal do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês e do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Foi membro do Conselho de Administração da Baker McKenzie Global Law Firm (2013-2017), Presidente do Comitê Financeiro Global da Baker McKenzie Global Law Firm (2013-2017), Presidente da América Latina da Baker McKenzie Global Law Firm (2013-2017), Membro do Conselho Consultivo do TrustWomen (Thompson Reuters Fundation, 2014-2017). Foi Sócia Administrativa de Trench Rossi Watanabe (cooperação com Baker Mckenzie, 2010-2013). Atuou também como Coordenadora na América Latina dos grupos de prática de M&A e Private Equity (2004-2011) e como Advogada especializada em Fusões e Aquisições no Brasil e Estados Unidos (1986-2011).

É formada em Direito pela Universidade de São Paulo. Master in Comparative Law (Southern Methodist University – Dallas), Executive Management Program (Kellog School of Management – Northwestern University – Chicago), Executive Leadership Program (The Center for Creative Leadership – Colorado Springs), International Directors Program (INSEAD – The Business School of the World).

Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

Cristina Anne Betts Conselheiro Independente Não Vinculado
Data da eleição: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

Cristina Betts é vice-presidente de Finanças da Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A desde abril de 2008 e diretora de relações com investidores. Responde pelas áreas de Planejamento Estratégico, Inovação, RI, Contabilidade, Controladoria e CSC, Tesouraria e Tecnologia. Recentemente esteve também a frente da implementação do e-commerce do Iguatemi, que foi lançado em 2019. Formou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1991, CEAG em 1994 e posteriormente fez um MBA pelo INSEAD, na França. Atualmente participa do Conselho de Administração do Fleury e da Associação Umane, e no Conselho Fiscal da Rumo. Atuou em empresas como PriceWaterhouse, Banco Credit Suisse First Boston Garantia, Bain & Company e TAM Linhas Aéreas S/A. Na TAM, ocupou a posição de Diretora de Planejamento Estratégico e Controladoria e era responsável também pela área de Relações com Investidores.

Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

Eduardo Mazzilli de Vassimon Conselheiro Independente
Data da eleição: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

É presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A. (desde 2019), membro do Conselho de Administração da Totvs (desde 2019) e da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Foi Diretor-Geral do Itaú Unibanco Holding S.A. e Diretor-Presidente do Itaú BBA (2017-2018), Diretor Vice-Presidente do Itaú Unibanco S.A. (2013-2016), atuando como “CRO” (2013-2014) e “CRO”/“CFO”(2015/2016). Foi também Diretor Vice-Presidente (2015-2016) e Diretor Executivo (2013-2015) do Itaú Unibanco Holding S.A. Atuou como Diretor Vice-Presidente do Banco Itaú BBA S.A. (2003-2008); Diretor da Área Internacional do Banco BBA-Creditanstalt S.A. (1992-2003); Diretor Adjunto de Câmbio do Banco BBA-Creditanstalt S.A. (1990-1991); e Gerente Geral de Cambio do Itaú Unibanco S.A. (1980-1990). É formado em Economia pela Universidade de São Paulo e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Pós gradução pela FGV e pela École des Hautes Études Commerciales. Atua também como membro do Conselho Deliberativo da ACTC – Casa do Coração e é Conselheiro do Santos Futebol Clube.

Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

Florian Bartunek Conselheiro Independente Não Vinculado
Data da eleição: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

Sócio fundador e CIO (Chief Investment Officer) da Constellation Asset Management. Florian iniciou as atividades da Constellation em 1998 através da Utor Investimentos, um veículo proprietário criado para gerir recursos dos excontroladores do Banco Garantia. Antes de fundar a Constellation, foi sócio do Banco Pactual, onde foi chefe de research, trader proprietário, responsável pelo Asset Management e gestor de todos os fundos e portfolios de ações do Banco. Na época em que esteve no Pactual (1990-1998), foi gestor do fundo Andrômeda (número 1 do ranking de ações no Brasil por 3 anos seguidos), do fundo Infinity (número 1 no ranking de fundos de ações offshore brasileiros por 2 anos consecutivos) e de um portfolio segregado para George Soros. Florian

iniciou sua carreira no Banco Nacional em 1989. É formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Rio (1990). Florian participa do programa Harvard Business School-YPO de 2010 a 2017, completou o curso de Value Investing do Bruce Greenwald na Columbia University (2013), o Executive Program na Singularity University (2015) e o Behavioral Finance Program na Harvard Kennedy School (2016). Foi professor do curso de Value Investing no IBMEC-SP (atual Insper), presidente do Capitulo Paulista do YPO (Young Presidents Organization). Florian é vice-presidente do ProA, uma das maiores ONGs ligadas à educação profissional no Brasil e participa/ participou do Conselho da Fundação Lemann, do Museu de Arte de São Paulo – MASP, da Fundação Estudar, da Somos Educação e da Revista Nova Escola. Hoje, atua como membro do conselho de administração das empresas B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão e da Eleva Educação S.A.

Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

Guilherme Affonso Ferreira Conselheiro Independente Não Vinculado
Data da eleição: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, cursou também Economia e Política no Macalester College em St Paul/Minn. É sócio diretor da Teorema Capital, onde participa desde sua fundação em 2003. É membro do Conselho de Administração das Companhias: Arezzo (Abril/2011 – atual), B3 (Abril/2017 – atual), Bahema (Outubro/2017 – atual), M. Dias Branco (Abril/2019 – atual), Valid (2010-2017, Abril/2019 – atual) e Mitre S.A (Fevereiro/2020 – atual), todas empresas listadas na B3. Em seu histórico profissional podemos acrescentar sua participação no Conselho da entidade beneficente Instituto de Cidadania Empresarial e da Força Tarefa de Investimento de Impacto Social. Nos últimos anos, foi membro do Conselho de Administração da Petrobras (2015 – 2018), Unibanco (2007 – 2008), B2W / Submarino (2006 – 2009), Gafisa (2011 – 2018), SulAmérica (2010 – 2019), Banco Indusval (2011 – 2014), dentre outras.

O Colegiado da CVM condenou o Sr. Guilherme a uma pena de multa de R$ 80.000,00, na qualidade de diretor de relações com investidores da Bahema S.A., por deixar de indicar as transações entre partes relacionadas envolvendo a Bahema S.A. e a Teorema nas demonstrações financeiras dos exercícios encerrados entre 31/12/2011 e 31/12/2015 e no item 16 do Formulário de Referência da Bahema S.A. A referida decisão da CVM ainda é passível de recurso perante o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.

João Vitor Nazareth Menin Teixeira De Souza Conselheiro Independente
Data da eleição: 05.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

Graduado em Engenharia Civil pela FUMEC, em Belo Horizonte/MG (2005), com MBA em finanças pelo IBMEC (2008). Ingressou no Banco Inter em 2004, tendo sido eleito Diretor Executivo em abril de 2008 e Diretor Presidente em dezembro de 2015. Possui extensa experiência no mercado financeiro e de capitais, tendo colaborado e/ou liderado os principais projetos do Banco Inter nos últimos dez anos. Adicionalmente, ocupou o cargo de membro de Conselho de Administração do Banco Inter até 2019. O Sr. João Vitor também é membro do Conselho Deliberativo da Associação Órbi Conecta, desde meados de 2017, associação sem fins lucrativos que possui como objetivo fomentar e apoiar o empreendedorismo de impacto, inovação e tecnologia no Brasil.

 

Maurício Machado de Minas Conselheiro Independente
Data da eleição: 05.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

Atualmente, Mauricio Minas é membro do Conselho de Administração do Banco Bradesco S.A., onde exerceu a função de Diretor Vice-Presidente Executivo entre janeiro de 2014 e janeiro de 2019. Também é Membro do Conselho Consultivo da IBM Corporation, Membro do Conselho de Administração da Bradespar S.A., Membro do Conselho de Administração do Next Tecnologia e Serviços Digitais S.A. e da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.

Foi membro do Conselho de Administração nas empresas BBD Participações S.A., Cidade de Deus – Companhia Comercial de Participações (Holding), Bradesco Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil, BSP Empreendimentos Imobiliários S.A., NCR Brasil – Indústria de Equipamentos para Automação S.A. e NCF Participações S.A., onde também exerceu cargo de Diretor Vice-Presidente de junho de 2016 a janeiro de 2019.

Mauricio foi Presidente do Conselho de Administração da Aquarius Participações S.A. e Vice-Presidente dos Conselhos de Administração da BBC Processadora S.A. e Chain Serviços e Contact Center S.A.  Também foi Diretor-Presidente da Scopus Tecnologia Ltda.

Até janeiro de 2019 ocupou cargos em diversas empresas, tendo sido eleito Diretor Gerente do Banco Bradesco BERJ S.A. e do Bradesco Administradora de Consórcios Ltda. em abril de 2018 e Diretor Geral da Scopus Soluções em TI S.A. na mesma data. Anteriormente, em abril 2017, foi eleito Diretor Gerente nas empresas adiante – Banco Bradescard S.A., Banco Bradesco Cartões S.A., Banco Bradesco Financiamentos S.A., Banco Losango S.A. – Banco Múltiplo, BEM – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda., Bradescard Elo Participações S.A., Kirton Bank S.A. – Banco Múltiplo, e Tempo Serviços Ltda.. Desde 2014, ocupava, ainda, os cargos de Diretor do Banco Alvorada S.A. e Diretor Vice-Presidente do Banco Bradesco BBI S.A., onde permaneceu até o início de 2019.

Mauricio foi Diretor do União Participações Ltda. entre 2014 e 2018, Diretor no Banco CBSS S.A. entre 2014 e 2016, além de ter exercido o cargo de Diretor Gerente do Bradesco Seguros S.A. entre 2015 e 2016.

É formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Executive Education Program in Finance, Wharton School, University of Pennsylvania; General Management Program, Columbia University, New York e Corporate Board Director Program, Harvard Business School, Boston. Strategic Partner do World Economic Forum (WEF).

Exerce, ainda, as funções de Membro da Mesa Regedora e Diretor Gerente da Funação Bradesco e Diretor da Nova Cidade de Deus Participações S.A.

Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

Pedro Paulo Giubbina Lorenzini Conselheiro Independente
Data da eleição: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

Atualmente, Diretor Executivo do Banco Itaú S.A. e membro do Comitê Executivo do Itau-Unibanco, é responsável pelas áreas de Global Markets & Treasury e Latam (Argentina, Paraguai, Uruguay e Corpbanca). Iniciou sua carreira no Citibank Brasil como Management Associate, no programa de trainees. Ao longo desses 32 anos de carreira no Citigroup adquiriu experiencia nas diversas áreas por onde passou, incluindo Back-office, Middle-office, Financial Control, Product Management, Sales & Structuring, Balance Sheet Management, Trading e Custody & Securities Services. Nos últimos 13 anos, liderou o grupo de Markets & Securities Services no Citi Brasil, unidade de negócios que inclui todas as atividades relacionadas a Sales & Trading dos produtos de Global Markets (Rates, Currencies, Commodities, Equities, Crédito e Serviços de Custódia). Membro do Comitê Executivo do banco desde 2008, participando e dirigindo os comitês de gestão do banco. Participou como mentor de vários programas de desenvolvimento de talentos e diversidade (Juniors e Seniors). Foi membro do comitê de diversidade do Citi Latam, Co-Head do Citi Women Brazil, e lider do Grupo de Gerações mais recentemente. Representante do Citibank na Diretoria Executiva da Febraban desde 2013 e Vice Presidente da Anbima desde 2010. Foi presidente do comitê de Tesouraria da Febraban (2010 a 2013) e da Anbima (2010 a 2012). Diretor da ANDIMA (2005 a 2007). Formado em Administração de Empresas pela PUC São Paulo.

Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

 

Conselho Fiscal
Nome Posição
Angela Aparecida Seixas Membro Efetivo

Data da posse: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

Possui sólida experiência nas áreas Administrativo-Financeira, Governança e Relação com Investidores, em empresas nacionais e multinacionais, especialmente em reorganizações de estrutura e processos, bem como em auditoria de gestão. Atuou como Controller e Gerente Administrativo-Financeiro em empresas nos setores agribusiness, alimentos, tintas, instituições financeiras, telecomunicações e energia. Sólida vivência em Contabilidade, Planejamento, Orçamento, TI, Tesouraria, Tributário, Controles Internos e Jurídico. Foi responsável pela revisão de processos, tanto da área financeira como demais áreas da Duke Energy, integrando as diversas áreas e obtendo crescimento de 2 notches no seu rating. Atuou, também, na administração do investimento dos acionistas em telecomunicações no Brasil e posteriormente de investimento semelhante em Israel, empresas com faturamento de aproximadamente US$ 1,5 bilhão cada. Participou de um grupo tarefa de 16 executivos da organização que, em conjunto com a McKinsey, elaborou um Plano de Reestruturação dos negócios da Bunge no Brasil. Como gerente de auditoria de gestão, liderou um grupo de auditores seniores, responsável pela avaliação das práticas e procedimentos das áreas industrial, administrativa e comercial, em diversos negócios – alimentos, têxtil, tintas e fertilizantes. Possui conhecimento em SOX e FCPA. Foi membro do Conselho de Administração da BCP S.A. e da BSE S.A. e do Conselho Fiscal da Telemig Celular S.A. Ex-Presidente do Conselho de Administração da Duke Energy International Geração Paranapanema S.A.. Membro do Conselho Consultivo do Instituto Techmail, Membro Independente do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Auditoria da PRODESP, Membro Independente do Comitê de Partes Relacionadas da Neoenergia e Membro Independente do Comitê de Auditoria Estatutário da CESP.
Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por decisão transitada em julgado ou não.

André Coji Membro Efetivo
Data da posse: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

Formado em Administração de Empresas pela FGV-SP e em Direito pela Faculdade de Direito São Francisco, com certificação pelo IBGC. Gestor de patrimônio familiar (multi-family office) com ampla rede de relacionamento profissional. Mais de vinte anos de experiência em administração financeira e controladoria atuando como diretor em Private Banking e Gestão Patrimonial Familiar (Family Office). Dez anos no cargo de CFO da Tecnisa S.A., onde desempenhou as funções de tesouraria, controladoria, planejamento financeiro e a condução do IPO. Desde janeiro de 2019, exerce o cargo de diretor da Federação Israelita. É Presidente do Conselho Fiscal da TECNISA desde setembro de 2020 e Membro do Conselho Fiscal da CSN desde 2018, é também Membro do Conselho de Administração e do Comitê Independente de Partes Relacionadas da SMILES, atuou como membro do Conselho de Administração da Via Varejo até abril de 2020, quando foi subsequentemente eleito para ocupar a posição de Membro efetivo do Conselho Fiscal da Via Varejo, além de atuar como Membro Suplente do Conselho Fiscal da B3.
Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenado por decisão transitada em julgado ou não.

Maurício de Souza Membro Efetivo
Data da posse: 04.2021/ Término do mandato: até AGO de 2023

Foi Diretor de Contabilidade do Unibanco – União de Bancos Brasileiros S/A (2001 a 2008), Conselheiro do Unibanco Participações Societária S/A (2006-2008), Diretor de Controle Corporativo no Banco Itaú Unibanco S/A (2008 a 2011), Conselheiro do Instituto UBB Prev (2009-2011), Vice Presidente Financeiro na Officer Dist. Tecnologia S/A (2012-2014). Foi membro do Comitê de Fiscal da FEBRABAN e atual membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. É consultor e sócio fundador da Rede Gestão e Tecnologia – consórcio de empresas de consultoria, serviços e tecnologia. Autor de artigos científicos sobre mercado de capitais em revistas de alto impacto (2018-2019 Qualis A2).
Bacharel em Ciências Contábeis, com pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Possui MBA Executivo pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro – IBMEC (2002).
Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenado por decisão transitada em julgado ou não.

Gilberto Lourenço da Aparecida  Membro Suplente
Data da posse: 05.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

CCF – Certificado IBGC para Conselheiro Fiscal. Atua como membro titular do Comitê de Auditoria do Banco Votorantim e da Seguradora Líder-DPVAT. Foi, também, membro titular do Comitê de Auditoria da Brasilcap. Diretor Geral responsável pela área financeira (Recebimentos, Pagadoria, Investimentos e Tesouraria), de administração (Suprimentos, Serviços Internos, Administração Predial) e Marketing (Marketing, Clientes e Sustentabilidade) no período de fevereiro de 2014 a janeiro de 2017. Também atuou como Diretor Comercial da Brasilcap (março de 2012 – fevereiro de 2014) e como Diretor de Relações com Investidores do Banco do Brasil, representando a empresa perante investidores, analistas, portfolio managers, agência de rating, órgãos reguladores (julho de 2010 – março de 2012). Possui experiência como Conselheiro Fiscal Titular da WEG S.A. (maio de 2013 – abril de 2016) e como Conselheiro Fiscal Suplente da Coelba (abril de 2002 – abril de 2013).
Graduado em Ciências Contábeis com MBA em Contabilidade e pós-graduação em Auditoria e Administração.
Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenado por decisão transitada em julgado ou não.

Maria Elena Cardoso Figueira Membro Suplente

Data da posse: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

Graduada em Economia pela PUC-RJ, concluiu o programa Senior Executive Management Program pela Universidade de Navarra – Espanha, o MBA de Gestão do Luxo da FAAP, o Curso para Conselheiros de Administração do IBGC. É membro do Comitê de Governança de Instituições Financeiras do IBGC, membro do Womens Corporate Directors – WCD – capítulo Brasil e, desde 2017, é membro do Comitê Estratégico de Governança da Amcham Brasil. Atualmente é membro do Comitê de Auditoria do Banco Santander Brasil S.A., do Comitê de Auditoria das Lojas Americanas S.A. e do Conselho Fiscal da Camil Alimentos S.A.
Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por decisão transitada em julgado ou não.

Maria Paula Soares Aranha Membro Suplente

Data da posse: 04.2021 / Término do mandato: até AGO de 2023

Graduada em Administração de empresas pela FGV-EAESP e pós-graduada em administração de empresas e em ciências contábeis pela FGV, mestre em Administração de Empresas pela USP e mestre em controladoria e prestação de contas pela FEA/USP. Atualmente, atua no Comitê de Auditoria e Riscos do Grupo Hapvida e como membro efetiva do Conselho Fiscal da BRF. É conselheira certificada pela ICSS-A.
Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por decisão transitada em julgado ou não.

Diretoria Colegiada

Propõe e executa o plano estratégico definido pelo Conselho de Administração. Estabelece também diretrizes para atividades operacionais, socioeconômicas e de sustentabilidade. Sempre pensam e agem em prol da performance da B3. O mandato de seus membros dura dois anos, com possibilidade de reeleição.

Nome Posição
Gilson Finkelsztain Presidente
Gilson Finkelsztain é presidente da B3 desde maio de 2017. Foi Diretor-Presidente da Cetip S/A de agosto de 2013 a abril de 2017, tendo feito parte do Conselho de Administração da empresa entre 2011 e 2013. Trabalhou por 20 anos em instituições financeiras internacionais como Citibank, JP Morgan, Bank of America Merrill Lynch e Santander, onde ocupou cargos de diretoria no Brasil e no exterior, sempre relacionados aos mercados de câmbio, renda fixa, renda variável e commodities. Graduado em Engenharia Civil de Produção pela PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e pós graduação pelo INSEAD-Advanced Management Program (2011).
Viviane Basso Vice-Presidente de Operações – Emissores, Depositária e Balcão
Viviane Basso é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com especialização pela Universidade de Wharton. Iniciou sua carreira em 1998 na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), a clearing da BOVESPA, atuando em grandes projetos como a Reestruturação do Sistema de Pagamentos (SPB), a incorporação da clearing da BVRJ e estudos/construção de soluções para o desenvolvimento do mercado secundário de títulos de renda fixa. Em 2002 foi contratada pela BM&F, com a missão de construir a Clearing de Ativos, contraparte central para o mercado secundário de títulos públicos federais.

Passou pela fusão da BM&F com a BOVESPA, com destaque para a liderança no Projeto de Integração das Clearings (IPN), e depois pela constituição da B3, com a incorporação da CETIP. Ocupou diversos cargos nas organizações, desde 2008 ocupa o cargo de Diretora de Liquidação/Pós-Negociação e em maio de 2021 assumiu a Vice-Presidência de Operações – Emissores, Depositária e Balcão e a Vice-Presidência do Banco B3.

Mario Palhares Vice-Presidente de Operações – Negociação Eletrônica e CCP
Mario Palhares é formado em Administração de Empresas pela PUC–RJ, com Pós-graduação em Finanças pelo IBMEC–RJ e Mestrado em Administração de Empresas pela PUC– RJ. Iniciou sua carreira na Esso Brasileira de Petróleo e passou por instituições financeiras antes de ingressar na BM&F em 2002. Participou do processo de desmutualização e abertura de capital (IPO) da BM&F, do processo de fusão da BM&F com a Bovespa e do processo de fusão da BM&FBOVESPA com a Cetip. Ocupou diversos cargos na organização incluindo o cargo de Diretor do Banco B3 entre 2010 e 2013, Diretor de Negociação Eletrônica entre 2014 e 2019 e Diretor de Produtos Listados na B3 entre 2020 e 2021. Desde 2021, ocupa o cargo de Vice-presidente de Operações – Negociação Eletrônica e CCP.
Daniel Sonder Vice-Presidente Financeiro, Corporativo e de Relações com Investidores
Economista formado pela Tufts University, onde também se graduou em Relações Internacionais. Mestre em Relações Internacionais pela The Fletcher School of Law and Diplomacy – Tufts University. Foi Diretor Executivo da área de fundos de crédito estruturado na Divisão de Asset Management do Credit Suisse, instituição onde ingressou em 2006. Atuou, no período de 2003 a 2006, no Gabinete do Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Também foi assessor da Diretoria Executiva de Produtos Estruturados do BNDES, nos anos de 2002 a 2003, e trabalhou no JP Morgan Chase entre 1999 e 2001. Em maio de 2013, foi eleito Vice-Presidente Financeiro e Corporativo da B3, sendo, desde fevereiro de 2015, Diretor Executivo Financeiro, Corporativo e de Relações com Investidores.
José Ribeiro de Andrade Vice-Presidente de Produtos e Clientes
Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração e Finanças pelo IBMEC. Foi Co-Head de Negociação em mercados locais LATAM  e membro do Comitê Executivo da América Latina do Bank of America Merrill Lynch. Também trabalhou, por aproximadamente 10 anos, no Citigroup Brasil onde foi responsável pelas áreas de negociação de câmbio e derivativos, bem como sobre a área de estruturação de produtos, com foco nos produtos derivativos de câmbio, taxa de juros e commodities. Além disso, trabalhou por 3 anos em uma joint venture  local entre Itaú e Bankers Trust (IBT) com o mercado de derivativos de ações.
Rodrigo Antonio Nardoni Gonçales Vice-Presidente de Tecnologia e Segurança Cibernética
Analista de sistemas, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1996, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e educação executiva pela Wharton School of the University of Pennsylvania em 2014. De 1995 a 1997 ocupou o cargo de analista de sistemas no IBM Brasil. Atuou como consultor de TI no Banco Bradesco (1998-2000) e no Citigroup Brasil (2000-2002). Ingressou na BM&F em 2002 como analista de sistemas e posteriormente atuou como  gerente de desenvolvimento de sistemas até 2008. Em 2008, assumiu na BM&FBOVESPA a superintendência de PMO e em 2010 tornou-se Diretor de desenvolvimento de sistemas de pós-negociação.
Marcos Vanderlei Belini Ferreira Vice-Presidente da Unidade de Infraestrutura para Financiamentos
Formado em Direito pela Universidade Brás Cubas de São Paulo, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV de São Paulo e especialização em Gestão de Bancos pelo Swiss Finance Institute. Iniciou a carreira em 1995, no Unibanco S.A. como supervisor de cobrança de veículos, tendo sido promovido a gerente. No mesmo ano, assumiu a mesa de crédito para rede de agências. Em 1998, assumiu a gestão da cobrança do Dibens, sociedade adquirida pelo Unibanco. Em 2001, passou a ser responsável pela estrutura de Crédito e Cobrança do Banco InvestCred (joint venture UBB e Ponto Frio) tendo exercido o cargo de Diretor de Crédito e Cobrança. Em 2004, foi designado como Diretor de Crédito e Cobrança do setor automotivo para Pessoa Física e Jurídica do Itaú, onde, em 2013, assumiu o cargo de Diretor de Crédito e Cobrança da ACIVS (Área de cartões, Imobiliário, Veículos e Seguros) e exerceu a função de Diretor de Crédito e Cobrança no período compreendido entre 2014 e 2016.
Ana Buchaim Diretora Executiva de Pessoas, Marca, Comunicação e Sustentabilidade
Diretora de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da B3, investindo principalmente na evolução da cultura e marca da companhia. Liderou os esforços de integração de pessoas resultante da fusão da Cetip com a BM&F Bovespa. Foi responsável pelo desenvolvimento da área de Recursos Humanos da Cetip. Construiu sua carreira em instituições financeiras como Banco Santander, ABN Amro e Citibank. Formada em Administração de Empresas pela FEA – USP, com especialização em Change Management pela Chicago Booth School of Business e formação em Psicanálise, pelo Centro de Estudos Psicanalíticos.
Eduardo Farias Diretor Executivo de Governança e Gestão Integrada
Eduardo Farias é Diretor Executivo de Governança e Gestão Integrada da B3 e também Diretor de Riscos do Banco B3. É formado em Ciências da Computação pela UFF (Universidade Federal Fluminense), MBA em Finanças elo IBMEC e Mestre em Contabilidade pela USP. Possui certificados CISA – Certificado em Auditoria em Sistema da Informação – ISACA; CGEIT – Certificado em Governança de TI e Empresarial – ISACA, CRISC – Certificado em Risco e Controle do Sistema da Informação – ISACA e BS 7799 – Auditor Líder em Segurança da Informação. Iniciou sua carreira em 1999 na empresa Arthur Andersen desenvolvendo trabalhos de auditoria e consultoria e atuou como consultor pela Deloitte Touche Tohmatsu em grandes instituições financeiras contribuindo para o desenvolvimento e aplicação de metodologias que ajudaram a mitigar riscos e mudar culturas. Ingressou na BM&FBOVESPA em 2010 como responsável pela área de auditoria interna, migrando para a área de riscos corporativos em 2013. Atuou como líder do programa de integração com a Cetip, e atualmente lidera as áreas de Governança e Gestão Integrada da B3, composta pelas seguintes disciplinas: Controles Internos, Compliance, Melhoria Continua, Risco Corporativo, Risco de Modelagem, Continuidade de Negócios, Segurança da Informação, Centralidade do Cliente, PMO e Lean Agile.
Comitês
Comitê de Auditoria

Responsável por acompanhar e avaliar a qualidade da atuação da auditoria interna e da auditoria independente, tanto na Companhia como em suas controladas. É composto por até seis membros, sendo até dois conselheiros independentes e no mínimo três e no máximo quatro membros externos.

PARTICIPANTES
Rogério Paulo Calderón Peres Coordenador
Cristina Anne Betts Conselheira
Alvir Alberto Hoffmann Membro Externo
Carlos Alberto Rebello Sobrinho Membro Externo

 

Regimento Interno do Comitê de Auditoria

Canal de Denúncias ao Comitê de Auditoria

Comitê de Governança e Indicação

Entre as principais funções, promove evoluções na governança da Companhia, avalia a adoção de boas práticas, seleciona e indica integrantes para o Conselho e a Diretoria. É composto por quatro conselheiros, sendo pelo menos dois independentes.

PARTICIPANTES
Claudia Farkouh Prado Coordenadora
Ana Carla Abrão Costa Conselheira independente
Antonio Carlos Quintella Conselheiro independente
Guilherme Affonso Ferreira Conselheiro independente
Comitê de Produtos e de Precificação

Entre as principais funções, acompanha os planos de investimento e de desenvolvimento de produtos dos mercados administrados pela Companhia, acompanha a implementação das políticas de descontos comerciais praticadas pela Companhia, avalia a estrutura de preços da Companhia, comparando-os aos preços praticados pelas principais bolsa. É composto por dois conselheiros e sete membros externos.

PARTICIPANTES
Ana Carla Abrão Costa Coordenadora
Guilherme Affonso Ferreira Conselheiro Independente
Bernardo Zerbini Membro Externo
Eric André Altafim Membro Externo
Luiz Fernando Figueiredo Membro Externo
Luiz Masagão Ribeiro Filho Membro Externo
Marcelo Fidencio Giufrida Membro Externo
Renato Monteiro dos Santos Membro Externo
Roberto de Jesus Paris Membro Externo
Comitê de Pessoas e Remuneração

Revisa, propõe e acompanha ajustes nos parâmetros, nas diretrizes e na política de remuneração e benefícios, bem como no modelo de gestão de pessoas. É composto por três conselheiros, sendo pelo menos dois independentes.

PARTICIPANTES
Antonio Carlos Quintella Coordenador
Claudia Farkouh Prado Conselheira Independente
Florian Bartunek Conselheiro Independente
Comitê de Riscos e Financeiro

Acompanha e avalia os riscos de mercado, de liquidez, de crédito e sistêmico dos mercados administrados pela Bolsa, com
enfoque estratégico e estrutural. É composto por no mínimo quatro conselheiros, dos quais pelo menos 2 são
independentes.

PARTICIPANTES
Eduardo Mazzilli de Vassimon Coordenador
Alberto Monteiro de Queiroz Conselheiro Independente
Antonio Carlos Quintella Conselheiro Independente
Mauricio Machado de Minas Conselheiro Independente
Pedro Paulo G. Lorenzini Conselheiro Independente
Comitês Internos

Os Comitês Internos de Assessoramento ao Presidente e à Diretoria Colegiada são:

  • Comitê Interno de Prevenção e Combate ao Financiamento do Terrorismo, à Lavagem e à Ocultação de Bens, Direitos e Valores
  • Comitê Interno de Riscos Corporativos
  • Comitê Interno de Conduta e Ética
  • Comitê Interno de Certificação do Programa de Qualificação Operacional (PQO)
  • Comitê Interno de Tarifação
  • Comitê Interno de Projetos
  • Comitê Interno de Sustentabilidade
  • Comitê Interno Técnico de Risco de Contraparte Central (CCP)
Câmaras Consultivas

A B3 trabalha de forma incessante para aumentar a proximidade com os participantes de seus mercados. No que se refere a esse tema, a Companhia mantém diversos canais abertos com investidores e empresas de diferentes categorias, que colaboram para a formulação de produtos e serviços e sugerem novas práticas.

Entre esses canais estão os Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração e ao Diretor Presidente, merecendo destaque especial as Câmaras Consultivas, criadas para garantir interlocução constante com os participantes dos mercados B3. Em 2009, as Câmaras passaram por aperfeiçoamentos importantes, como a ampliação do número de participantes, que atualmente gira em torno de 450 pessoas. Ainda foram criadas a Câmara Consultiva do Mercado Imobiliário e a Câmara de Negociação e Tecnologia.

Atualmente, a Bolsa conta com as seguintes Câmaras:

  • Câmara Consultiva de Commodities
  • Câmara Consultiva de Renda Fixa, Câmbio e Derivativos
  • Câmara Consultiva de Equities
  • Câmara Consultiva de Empresas e Estruturação de Ofertas
  • Câmara Consultiva de Análise de Risco
  • Câmara Consultiva de Normas
  • Câmara Consultiva de Operações
  • Câmara Consultiva de Pós-negociação
  • Câmara Consultiva de Financiamentos

Última atualização em 6 de julho de 2021