Relações com Investidores

Sustentabilidade

A B3 como uma organização que está no centro do mercado financeiro e de capitais, tem o papel de induzir as melhores práticas de sustentabilidade entre seus stakeholders e oferecer produtos e serviços ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês) que apoiem os seus clientes nesta transição.

Temos como ambição a conexão da sustentabilidade com o negócio, alavancando os objetivos estratégicos da B3, e promovendo um ambiente de negócios resiliente e alinhado às melhores práticas ESG. Para a companhia, sustentabilidade é uma prática essencial de mercado, que gera valor no longo prazo para nossos acionistas e demais stakeholders.

Considerando a relevância da agenda, o Conselho de Administração da B3 aprovou em 2013, a Política de Responsabilidade Socioambiental, que está alinhada com os princípios estratégicos da companhia e tem por objetivo formalizar e orientar diretrizes de atuação no tema.

Acreditando no valor das parcerias, a B3 atua como associada, integrante, membro e/ou signatária de diversas instituições e compromissos com foco em discussões ESG. Com isso, busca acompanhar as tendências e possíveis regulações que possam impactar as operações e os stakeholders, e subsídios para criação de novos produtos e serviços.

A B3 foi a primeira bolsa do mundo a se tornar signatária do Pacto Global da ONU, em 2004, e a primeira bolsa de um país emergente a se comprometer com os Princípios para o Investimento Responsável (PRI), em 2010. Em 2012, tornou-se signatária fundadora da iniciativa Sustainable Stock Exchanges (SSE) no âmbito da ONU e, desde 2014, é membro da Sustainability Working Group da Federação Mundial de Bolsas (WFE). Na agenda climática é membro do Conselho Consultivo do CDP Latin America.

A B3 também busca engajar as empresas nas temáticas de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, prepará-las para esse novo contexto empresarial, em que os fatores ESG são tão importantes quanto os econômico-financeiros. Como exemplo de promoção da agenda, possuímos o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que, desde 2005, busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações, além de outras iniciativas.

Desde 2010, ano base 2009, a B3 divulga o seu Relatório Anual elaborado a partir das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O Relatório Anual visa divulgar, de forma transparente, as nossas práticas ESG, para além do desempenho econômico.

 

Ambiental

As atividades da B3 têm baixo impacto ambiental dada a natureza de suas atividades, contudo, levando em conta o seu compromisso de estar alinhada às melhores práticas do mercado e incentivar que outras companhias façam o mesmo, a B3 monitora seus impactos ambientais e implementa iniciativas de gestão, mitigação e transparência, dentre as quais destacamos:

Social

Como uma empresa socialmente responsável, a B3 empenha-se em atrair e reter talentos, promover a qualidade de vida e desenvolver seus funcionários. Além disso, incentiva as agendas de diversidade, inclusão, igualdade de gênero e o trabalho voluntário. Compromete-se, ainda, a induzir as boas práticas sociais na sua cadeia de valor e promover o investimento social privado, através da B3 Social. Dentre estas iniciativas, destacamos:

  • Criação de 5 grupos de diversidade dentro da empresa para discutir propostas e iniciativas que promovem o tema;
  • Primeira bolsa signatária das américas e sexta do mundo a aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs);
  • Realização de toque da campainha para a Igualdade de Gênero em parceria com a Sustainable Stock Exchange, Word Federation of Exchanges e IFC;
  • B3 Social: criada em 2007, desenvolveu por dez anos iniciativas de educação, assistência social, esporte e responsabilidade socioambiental. Em 2020, o eixo de atuação passa de operador para financiador de projetos sociais em educação e esporte, como alavancas de desenvolvimento e inserção social.
  • B3 Educação: programas que visam contribuir para a educação de investidores e capacitação de profissionais, aprimorando a solidez e a credibilidade operacional dos mercados da B3.
Governança

Transparência, responsabilidade, processos e controles adequados são essenciais para o crescimento de uma Companhia. Asseguramos as melhores práticas de governança corporativa por meio de:

Para mais informações sobre o tema, acesse o site da B3 ou entre em contato com  sustentabilidade@b3.com.br.

Última atualização em 3 de setembro de 2020