Transparência, responsabilidade, processos e controles adequados são essenciais para o crescimento de uma Companhia. Só assim todas as partes que envolvem nossos processos podem se alinhar e trabalhar em conjunto. Dessa forma, nos fazendo crescer cada vez mais, no caminho certo.
Maximizar valor com clareza, criando o melhor ambiente e processos possíveis para tomar decisões estratégicas. Isso é governança corporativa para a gente. É respeito pelos acionistas, reguladores e pelo mercado e seu desenvolvimento. Para assim podermos sempre fazer parte da história, economia e crescimento do país.
São esses nossos pilares de atuação:
As assembleias da B3 são convocadas com, no mínimo, 15 dias de antecedência em primeira convocação e, com oito dias de antecedência, em segunda convocação. A Assembleia Ordinária ocorre pelo menos uma vez ao ano e propicia uma oportunidade de a Companhia prestar conta aos acionistas e para estes se manifestarem. Dentre suas competências, além das demais atribuições previstas em lei ou no Estatuto Social da Companhia, destacam-se:
- Deliberar sobre a destinação do lucro do exercício e sua distribuição aos acionistas.
- Aprovar planos de outorga de opção de compra ou subscrição de ações tanto aos seus administradores e empregados, como aos de suas empresas controladas.
- Aprovar questões estratégicas.
Nos últimos anos, a B3, alinhada com o seu compromisso com as melhores práticas, disponibilizou manuais de participação nas suas assembleias, de forma a disponibilizar todas as informações necessárias para que seus acionistas pudessem analisar, com profundidade, todas as questões que seriam discutidas. Além disso, também adotou plataformas eletrônicas com o intuito de facilitar a participação dos acionistas.
A B3 é conduzida pelo Conselho de Administração e pela Diretoria Executiva. Os membros do Conselho são eleitos a cada dois anos em Assembleia Geral Ordinária, os quais, em reunião interna, elegem o diretor presidente, assegurando o alinhamento da gestão aos objetivos estratégicos e à valorização da companhia para seus acionistas.
Ressalte-se que os membros do Conselho de Administração não podem ser eleitos para a diretoria da companhia, ou indicados para a diretoria de suas controladas.
Composto por no mínimo 7 e no máximo 11 membros, com a maioria deles independente, o Conselho de Administração é responsável pela definição e pelo acompanhamento das estratégias globais, bem como pela supervisão dos sistemas de controles internos, particularmente no que diz respeito à gestão de riscos.
Para conhecer a composição dos membros do Conselho de Administração da B3 clique aqui.
Os comitês de Auditoria, de Governança e Indicação, de Produtos e de Precificação, de Pessoas e Remuneração, de Riscos e Financeiro e de Inovação e Tecnologia estão subordinados ao Conselho de Administração e têm a função de assessorá-lo. Os mandatos de seus membros são de dois anos.
Além dos comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, existem comitês criados para reforçar a governança corporativa da B3 em sua estratégia de gestão: de Código de Conduta e de Sustentabilidade.
Para conhecer os Comitês Internos de Assessoramento ao Presidente e à Diretoria Colegiada e suas composições, para acessar a composição dos Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração e para mais detalhes sobre as Câmaras Consultivas e Comissões clique aqui.
Eleita pelo Conselho de Administração, a Diretoria Executiva da B3 é constituída pelo presidente e por oito diretores executivos. Compete à Diretoria Executiva cumprir e monitorar as orientações estratégicas definidas pelo Conselho de Administração, estabelecer diretrizes para as atividades operacionais, socioeconômicas e de sustentabilidade da B3, além de praticar, dentro de suas atribuições específicas, todos os atos necessários ao bom funcionamento da companhia.
Para conhecer a composição dos membros da Diretoria Executiva, clique aqui.
A B3 atua com foco na valorização de seus funcionários e das boas práticas corporativas. Suas atividades visam promover a cidadania e a democracia, além de incentivar a inclusão social e econômica, principalmente dos setores mais vulneráveis da população.
O Código de Conduta B3, aplicado à B3 e às suas controladas, estabelece regras para evitar conflitos de interesses, abrangendo relacionamento com os públicos externo e interno, tratamento de informações privilegiadas e negociação de valores mobiliários. A adesão ao Código de Conduta é assinada por todos os funcionários.
Em relação aos seus demais stakeholders — acionistas, corretoras, empresas listadas, órgãos do governo, investidores, analistas e fornecedores —, a B3 mantém mecanismos que visam assegurar não apenas o bom andamento de seus negócios como também incentivar os participantes de seus mercados a práticas de boa governança corporativa.
Última atualização em 22 de setembro de 2025