(*) Entidades no exterior exercem função de representação institucional
As controladas da B3 são:
Constituída em 2022, em São Paulo, a B3 Digitas, inicialmente denominada B3 Digital Assets Serviços Digitas Ltda, tem por objetivo acompanhar a tendência de aproximação do mercado financeiro com o segmento de ativos digitais e reduzir a complexidade de acessos a esse mercado por meio do desenvolvimento de uma infraestrutura para ativos digitais
Subsidiária integral da B3, constituída em 2017 em Delaware (EUA), tem como objeto social o investimento de capital em outras sociedades e a captação de recursos financeiros, tendo como finalidade executar a política de investimentos em tecnologia adotada pela Companhia
Subsidiária integral da B3 constituída em Londres, tem como objetivo representar a B3 no Reino Unido e EMEA, mediante o relacionamento com outras bolsas e agentes reguladores, bem como auxiliar a prospecção de novos clientes para o mercado, dentro dos respectivos limites regulatórios.
Subsidiária integral B3 USA, constituída em Delaware (EUA) em 2020, tem por objetivo promover a representação institucional da B3 na América do Norte, mediante o relacionamento com outras bolsas e agentes reguladores.
Com o intuito de atender aos clientes e às especificidades de seu mercado de atuação, a B3, por meio do Banco B3, que iniciou suas atividades em 2004, oferece aos participantes dos mercados por ela administrados e seus clientes serviços de liquidação e custódia qualificada. Adicionalmente, por intermédio do Banco B3, as câmaras de compensação e liquidação operadas pela B3 têm acesso imediato ao sistema de redesconto do Banco Central do Brasil, o que mitiga o risco de liquidez por elas enfrentado, especialmente quando há necessidade de execução e/ou monetização de títulos públicos federais depositados em garantia. O Banco B3 atua também na emissão de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), nos serviços de custódia e representação para investidores não residentes, custódia e controladoria para fundos de investimento, além de poder prestar os serviços de liquidação para instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil no âmbito de arranjos de pagamentos, e demais atividades previstas em seu objeto social.
A B3 IP Holding é uma sociedade limitada sediada em São Paulo, constituída pela B3 em março de 2022, com a finalidade exclusiva de deter participação societária em instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, sendo ela, atualmente, a controladora da B3 IP.
A B3 IP é uma sociedade limitada sediada em São Paulo, constituída pela B3 em março de 2022, para exercer as atividades de iniciadora de transação de pagamentos e agregação de dados.
A BLK é uma sociedade limitada sediada em São Paulo, que tem por objeto social, principalmente, a elaboração de programas de computadores (softwares), licenciamento ou cessão de direitos de uso de programas de computação, suporte técnico em informática, atividades de prestação de serviços de informação, locação de espaço em website. Dentre os softwares e algoritmos de execução de ordens para os mercados de capitais e de derivativos financeiros desenvolvidos pela BLK, está o RoboTrader, sua principal plataforma.
Subsidiária integral da B3, a BRV, constituída em Delaware (EUA) no âmbito de parceria estratégica entre a B3 e o CME Group, é co-titular, junto com a B3, de direitos de propriedade intelectual relacionados ao módulo de ações da plataforma de negociação PUMA Trading System – possuindo primordialmente função de resguardo dos referidos direitos
A BVRJ, controlada da B3, é uma entidade inativa, que, desde 2004, aluga parte do espaço físico de seu edifício-sede. O Centro de Convenções Bolsa do Rio é disponibilizado para a realização de seminários, conferências, atividades de treinamento e reuniões privadas.
Controlada pela B3, sediada na cidade de São Paulo, tem por objeto social oferecer ao mercado de capitais transparência sobre as posições de derivativos contratados no Brasil, permitindo uma avaliação mais precisa das instituições financeiras na concessão de crédito para as empresas nesse tipo de operação.
Subsidiária integral da Companhia, cujo objeto social consiste na prestação de serviços de processamento de dados e gerenciamento de sistemas de informática, a assessoria e representação comercial por conta própria e de terceiros, a intermediação de negócios em geral, exceto na área imobiliária, e a participação no capital de outras empresas, do mesmo ramo de atividades ou não.
Sociedade limitada subsidiária integral da Companhia, sediada em Luxemburgo, cujo objeto social consiste na aquisição de participações no capital de quaisquer sociedades ou entidades estabelecidas sob qualquer forma e a captação de recursos financeiros.
Sociedade anônima, sediada em Florianópolis, tem por objeto social organizar e complementar a base de dados de seus clientes com informações qualificadas e prestação de serviços de inteligência de mercado, por meio da tecnologia da informação, através de plataforma de big data, inteligência artificial e ferramentas de análises integradas.
Constituída em 2002, em Recife, a Neurotech é uma sociedade anônima controlada pela B3, cujo objetivo social é oferecer aos seus clientes soluções analíticas para lhes apoiar em processos decisórios que necessitem da análise de grande quantidade de informações não estruturadas em gestão de crédito, redução de riscos e prevenção a fraudes, atendendo empresas que atuam majoritariamente nos segmentos de crédito, varejo, seguros, financeiro e fintechs.
Sociedade anônima de capital fechado, subsidiária integral da Companhia, tem por objeto social apresentar soluções para clientes de serviços notariais, aumentando a eficiência de tais serviços por meio da prestação dos seguintes serviços: (i) integração e registro de documentos eletrônicos para fins de autenticação dos documentos; (ii) envio e confirmação de abertura de e-mails; (iii) suporte técnico, manutenção e outros serviços de tecnologia da informação; (iv) produção de documentos eletrônicos com valor jurídico; (v) despachantes de documentos; e (vi) cobrança e recuperação de crédito
Sociedade limitada controlada pela B3 desde 2023, com sede em São Paulo, especializada em gestão de integração do estoque de lojas de veículos novos e usados, que desenvolveu um sistema de processamento de informações de transações de veículos com integração com o sistema federal Renave, obrigatório para veículos novos a partir de 2022.
As empresas coligadas em que a B3 possui participação minoritária são:
A B3 possui participação de 20% na coligada RTM, uma rede privada de comunicação criada especialmente para o setor financeiro. A RTM gerencia serviços de dados, voz e imagem e desenvolve soluções específicas para usuários do setor financeiro.
A B3 possui participação minoritária de 37,5% do capital social da Dimensa, uma subsidiária da TOTVS resultante da separação (carve-out) da operação de soluções de gestão para o segmento de serviços financeiros. O portfólio da Dimensa inclui: uma plataforma de grande destaque no mercado de fundos de investimentos, com soluções para o processamento e controle de middle e back offices; uma plataforma de soluções de core banking voltada a pequenos e médios bancos; e uma plataforma de processamento e gestão para operações de cartões private label.
As empresas associadas à B3 são:
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criada em 2007, para integrar e coordenar os projetos de investimento social da Bolsa.
Última atualização em 22 de agosto de 2024