Relações com Investidores

Histórico

A origem da B3 se funde com a do próprio mercado. É por isso que nossa trajetória continua fazendo história no país.

A B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (“Companhia” ou “B3”) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, oferecendo um portfólio diversificado de produtos e serviços que abrange negociação, pós-negociação, registro, financiamento de veículos e imóveis, além de soluções em dados e tecnologia.

A B3 foi formada pela combinação da BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (“BM&FBOVESPA”) e da Cetip S.A. – Mercados Organizados (“Cetip”), com a fusão sendo oficialmente concluída em 29 de março de 2017.

Última atualização em 25 de agosto de 2025

B3

2017

Fusão entre BM&FBOVESPA e Cetip. Fortalecimento do modelo de negócios e posição estratégica. Integração das clearings e unificação de sistemas de gestão. Lançamento do projeto de nova cultura organizacional.

2018

Planejamento estratégico com definição dos três pilares: excelência operacional, desenvolvimento de produtos e serviços, modelo eficiente de preços e tarifação. Iniciativas como o Roadmap de produtos e aprimoramento do atendimento ao cliente.

2019

Aquisição da PDTEC para soluções digitais no setor imobiliário. Consolidação da nova cultura organizacional focada em proximidade e satisfação do cliente.

2020

Resposta à Pandemia Adaptação ao trabalho remoto e manutenção da infraestrutura estável. Gestão de risco eficaz, garantindo integridade do mercado. Ações sociais da B3 para atenuar efeitos da pandemia.

2021

Implementação de nova política de preços para renda variável. Crescimento expressivo no número de investidores pessoas físicas. Aceleração da diversificação em dados e analytics com aquisição da Neoway. Criação da Dimensa (JV com a TOTVS) e estrutura de Ativos Digitais.

2022

Aquisição da Neurotech para soluções de inteligência artificial. Fortalecimento da infraestrutura de dados e expansão do portfólio de produtos. Aquisição da Datastock, focando em gestão de estoque de veículos.

2023

Definição de seis verticais de atuação no negócio de dados e analytics. Aumento da eficiência na alocação de recursos e sinergias entre as companhias adquiridas.

2024

Lançamento de novos produtos em derivativos e ações, e desenvolvimento de plataformas de negociação. Modernização das plataformas da B3 para suportar inovações e mudanças do mercado. Crescimento nas métricas financeiras, destacando CAGR de 13% na receita e 21% no lucro líquido.

Temos mais de 100 anos de história. E, o que nos trouxe até aqui, nos ajuda a construir o futuro. Por isso, valorizamos nossa origem:

A BM&FBOVESPA S.A. – BOLSA DE VALORES, MERCADORIAS E FUTUROS nasceu em 2008, com a união de BM&F e a Bovespa Holding. E desde então, já era uma das maiores bolsas do mundo.

Com um modelo totalmente verticalizado e integrado, a BM&FBOVESPA contribuiu com o processo de inovação do mercado. Desde a negociação e pós-negociação, distribuição de dados de cotações, produção de índices de mercado, desenvolvimento de sistemas e softwares, listagem de emissores, empréstimo de ativos até como central depositária.

Os sistemas próprios da BM&FBOVESPA tornaram possível comprar e vender ativos, mitigar ou transferir riscos, arbitrar preços, diversificar e alocar investimentos, alavancar posições – uma série de possibilidades essenciais para atender o mercado e economia do Brasil.

Você encontra mais detalhes sobre o histórico da BM&FBOVESPA no Capítulo 7 do Formulário de Referência da B3.

BM&FBOVESPA

2008

Nasce a BM&FBOVESPA, da união entre BM&F e Bovespa Holding.

2010

Parceria estratégica com o CME Group é firmada; as empresas passam a deter 5% do capital social uma da outra;

2011

Início de projeto de aprimoramento do parque tecnológico da Companhia: fase de intenso investimento em infraestrutura tecnológica. A plataforma PUMA Trading System, plataforma eletrônica de negociação criada pela parceria entre BM&FBOVESPA e o CME Group, é lançada nos mercados de derivativos e câmbio tornando a negociação multimercado e multiativos no país mais eficiente.

2012

Apresentação ao mercado do Programa de Integração da Pós-Negociação da BM&FBOVESPA (Integração das Clearings) e do CORE (Close-Out Risk Evaluation), novo sistema de cálculo de risco. Início das obras do novo Data Center da BM&FBOVESPA.

2013

PUMA Trading System chega aos mercados de ações. Nova metodologia de cálculo do índice Ibovespa é lançada.

2014

PUMA Trading System passa a operar também nos mercados de renda fixa privada. A BM&FBOVESPA cria a lança o sistema de cálculo de risco CORE: plataforma que integra infraestruturas e mercados. O novo data center da BM&FBOVESPA abre as portas. A infraestrutura da empresa ganhou mais eficiência e força, essencial para continuarmos crescendo. Primeira fase (derivativos) da Integração da Pós Negociação da BM&FBOVESPA é concluída (a segunda fase de ações foi concluída em ago/17).

2016

Finalizada a parceria com o CME Group. Os Conselhos de Administração da BM&FBOVESPA e da Cetip aprovam a fusão de operações das empresas.

2017

A união dos negócios da BM&FBOVESPA e Cetip é aprovada pelos órgãos reguladores: Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Iniciando a história da B3.

A CETIP S.A. – MERCADOS ORGANIZADOS surgiu em 1984 como resposta a uma necessidade do mercado, oferecendo soluções e serviços financeiros no mercado de balcão organizado.

Você encontra mais detalhes sobre o histórico da CETIP no Capítulo 7 do Formulário de Referência da B3.

CETIP

1984

A Cetip é fundada como uma entidade sem fins lucrativos e com o apoio do Banco Central.

1986

A Cetip começa a operar.

2008

A associação se transforma em sociedade por ações, com fins lucrativos, transformando o negócio da Cetip. Nesse processo, a ANDIMA SND foi incorporada, o que fez da Cetip a única detentora dos direitos sobre o Sistema Nacional de Debêntures (SND), o Sistema de Distribuição de Títulos (SDT) e contratos e ativos intangíveis.

2009

A Cetip abre capital.

2010

A Cetip adquire 100% do capital social da GRV Solutions. Com isso, dobra de tamanho e ganha capacitação para agir também nos segmentos de crédito ao consumo, oferecendo informações e soluções para as instituições que concedem crédito.

2011

Ingresso da ICE Overseas Limited (do grupo Intercontinental Exchange) no capital da Cetip.

2012

A Cetip apresenta ao mercado o Cetip | InfoAuto Pagamentos, produto que automatiza e agiliza processos relacionados ao financiamento de veículos. Também lança o Cetip | Trader, plataforma eletrônica criada junto a ICE para organizar negociações de instrumentos de renda fixa.

2013

Lançamento da Cetip | Plataforma Imobiliária – Gestão de Garantias. Primeiro produto criado pela Cetip para tornar o processo de crédito imobiliário mais eficiente, ágil e com custo reduzido.

2016

Os Conselhos de Administração da Cetip e da BM&FBOVESPA aprovam a fusão de operações das empresas.

2017

A união dos negócios da Cetip e da BM&FBOVESPA é aprovada pelos órgãos reguladores: Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Iniciando a história da B3.