Relações com Investidores

Glossário do Investidor

Não fique mais com dúvidas sobre a definição das principais expressões do universo dos investimentos.

ADTV

Sigla em inglês para “average daily trading volume”, o que pode ser traduzido como “volume médio de negociações diárias”. É um indicador importante para o negócio da B3, uma vez que mostra o nível de atividade do mercado de capitais em um determinado período.

Analytics

É o uso sistemático de dados e estatísticas para identificar padrões e embasar um processo de tomada de decisão.

CAGR

Sigla em inglês para “Compound Annual Growth Rate”, ou Taxa de Crescimento Anual Composta, pode ser definida como a taxa de crescimento média anual ao longo de um determinado período.

Capex

É a forma curta da expressão “Capital Expenditure”, que se refere ao investimento de uma empresa em bens de capital – aqueles que são usados para produzir outros bens. São exemplos de Capex o investimento em máquinas, materiais de construção e outros itens.

Clearing

A Clearing House é parte essencial do mercado de bolsa: ela tem o papel de realizar o registro, compensação e liquidação das operações financeiras. Isso significa, entre outros aspectos, calcular quanto cada um deve pagar ou receber em uma transação e repassar os títulos para o novo dono.

Co-location

Também chamado de housing, é o compartilhamento de um data center. Em outras palavras, é quando uma empresa aluga parte do espaço de seu Centro de Processamento de Dados para outras companhias. A B3, por exemplo, oferece espaço para que corretoras usem um servidor dentro da própria Bolsa e operem com mais velocidade e eficiência – o que é essencial no caso de negociações de alta frequência (HTF – High Frequency Trading).

Data Center

Também conhecido como Centro de Processamento de Dados (CPD), é uma instalação que hospeda computadores, rede, servidores e sistemas de TI (Tecnologia da Informação) de uma ou mais companhias.

Debêntures

São títulos de renda fixa de médio e longo prazos emitidos por empresas não financeiras. Seu objetivo é captar recursos para viabilizar projetos específicos.

Derivativos

Como o próprio nome diz, são produtos de investimento que derivam de outros ativos – sejam eles físicos, como café e soja, sejam financeiros, como dólar, índices e ações. Encaixam-se no conceito de derivativos investimentos como contratos futuros, contratos de opções e swaps, entre outros.

EBITDA

É a sigla em inglês para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization – em português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. O indicador mostra quanto a empresa é capaz de gerar de caixa só com sua atividade operacional, sem levar em conta o impacto de impostos e de atividades financeiras.

ESG

Sigla em inglês para Enviromental, Social and Governance, o que pode ser traduzido como “Ambiental, Social e Governança”. No Brasil, usa-se também o termo ASG, que representa os mesmos conceitos, mas em português.

FICC

Sigla em inglês para Fixed Income, Currencies and Commodities, cuja tradução literal é “Renda fixa, Moedas e Commodities”. Nos resultados da B3, é um termo usado para tratar do mercado de derivativos de juros, moedas e commodities – uma importante fonte de receitas da companhia.

Gravame

É um registro que mostra que um bem está associado a um contrato de financiamento. A B3 oferece o sistema nacional de gravames (SNG) para veiculos integrado ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), sendo este serviço parte da Unidade de Infraestrutura para financiamento.

HTF

Sigla para “High Frequency Trading” ou “negociações de alta frequência”.  Os HFTs utilizam algoritmos para operar de forma automatizada e explorar a oscilação de preços em ativos ao longo do dia. Nesta estratégia, a velocidade nas operações é fundamental. Para se ter ideia, algumas delas chegam a durar apenas milésimos de segundos.

Índices de ações

Os índices de ações são indicadores de desempenho de uma determinada “cesta” de ações, que tem como objetivo medir o desempenho de um setor do mercado ou segmento englobado pelo índice. Dessa forma, os índices são uma referência para fundos que replicam suas carteiras e facilitam o acesso do investidor à estratégias específicas. Como exemplo, temos o Ibovespa, ISE e IDIVERSA.

Infraestrutura de mercado

É a empresa que fornece os elementos essenciais para que empresas e investidores operem com segurança e eficiência em um determinado mercado. No caso do mercado de capitais, essas condições incluem uma plataforma tecnológica segura; regras claras; e canais de atendimento para todos os públicos – todos fornecidos pela B3.

Instituição Depositária

É a responsável pela custódia dos ativos financeiros. Seu papel é similar ao de um “cartório” do mercado: é ela quem realiza o registro, a guarda, manutenção e atualização de titularidade de ações e outros títulos operados no mercado de capitais.

Juros sobre capital próprio (JCP)

É um mecanismo de distribuição de lucros para os acionistas. Diferentemente dos dividendos, no qual o valor recebido é isento de imposto de renda, no JCP o investidor pessoa física tem de arcar com uma alíquota de 15%.

Margem EBITDA

É um indicador que mostra a lucratividade operacional de uma empresa. Para calculá-la, basta dividir o EBITDA pela receita líquida.

Market Data

Serviço da B3 que disponibiliza aos clientes todas as informações dos mercados que a Companhia admnistra em tempo real, para uso próprio ou para fornecimento aos próprios clientes.

Market Maker

É um participante do mercado (geralmente um banco ou corretora), que tem o papel de dar liquidez a um ativo e diminuir a sua volatilidade de preços. Para isso, a instituição contratada como formadora de mercado se compromete a fazer ofertas de compra e venda permanentes e estabelecer o preço máximo e mínimo de negociação do ativo. No mercado de ações, por exemplo, empresas cujos papéis têm baixo volume de negociação podem torná-los mais atrativos contratando um market maker. Desta forma, os investidores têm mais segurança de que conseguirão vender a ação quando desejarem.

M&A

Sigla de “mergers and acquisitions”. Em tradução livre, fusões e aquisições – ou seja, operações em que uma empresa se funde a outra ou compra todo ou parte do seu negócio.

Negócios adjacentes

São aqueles que estão no entorno da atividade principal de uma empresa. Na B3, por exemplo, o core business (atividade de bolsa de valores, mercado de Balcão organizado e infraestrutura para financiamentos) exige grande conhecimento em tecnologia e análise de dados. Isso nos dá base para atuar em um mercado próximo: o de fornecimento de soluções que ajudam outras empresas a extraírem mais valor das suas bases de dados.

Payout

Fração do lucro líquido que uma empresa paga aos seus acionistas.

Proventos

São mecanismo usados por companhias de capital aberto e fundos imobiliários para remunerar seus acionistas ou cotistas. Entre os mais conhecidos estão a distribuição de dividendos e de juros sobre capital próprio (JCP).

Receita bruta

Quanto uma empresa recebe (total em dinheiro) pela operação normal de seus negócios, por exemplo, venda de seus produtos e serviços.

Receita líquida

São as receitas que sobram após a incidência de impostos (ISS, PISC/Cofins) sobre a receita bruta.

Renda fixa

Modalidade de investimento que se caracteriza por ter regras de remuneração definidas antes da aplicação do dinheiro. Inclui produtos como poupança, CDBs, LCIs e outros. A remuneração pode ser pré-fixada (taxa de juros fixa, portanto é possível saber antes quanto o título vai render) ou pós-fixada (segue a variação de um indicador de referência ao longo do tempo).

Renda variável

É uma modalidade de investimento na qual o valor dos ativos varia o tempo todo, de acordo com as expectativas e condições do mercado. Este mercado inclui ações, ETFs, BDRs e Fundos Imobiliários.

RPC

Sigla em inglês para “revenue per contract” ou “receita por contrato”. Este indicador mostraos preços dos contratos de derivativos negociados no segmeto Listado – FICC (Renda fixa, Moedas e Commodities).

Sustainability Linked-Bond (SLB)

É um tipo de título de dívida que a empresa emite para captar recursos. A diferença é que sua taxa de juros é atrelada ao cumprimento de compromissos de sustentabilidade.

Descomplicaê, B3

A série que responde as principais dúvidas que rolam nas redes sociais sobre o universo de investimento.