Relações com Investidores

Administração

Conselho de Administração

Define a estratégia e orçamento anual da B3. Além de determinar quando convocar a Assembleia Geral e propor a destinação de lucros, é responsável por eleger e monitorar os diretores executivos e escolher os auditores independentes. O Conselho se reúne com uma frequência mensal e seus membros são eleitos em Assembleia. Cumprem um mandato de dois anos, com possibilidade de se reeleger e não podem ser eleitos ou indicados para a diretoria da Companhia.

Nome Posição
Antonio Carlos Quintella Presidente (Conselheiro Independente Não Vinculado)

Data da eleição: 06.2023 / Término do mandato: até AGO de 2025

É o atual Presidente do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão e membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A. Foi sócio fundador e CEO da Canvas Capital (2012-2024), Chairman do Credit Suisse Hedging-Griffo, com sede em São Paulo (2012-14), CEO do Credit Suisse Américas e membro do Executive Board do Credit Suisse Group (2010-12) e CEO do Credit Suisse Brasil (2003-10). Ingressou no Credit Suisse em 1997 e foi nomeado CEO das operações do Credit Suisse Brasil em 2003. Como CEO do Credit Suisse Brasil, supervisionou a expansão da presença do banco no mercado, incluindo a aquisição da Hedging-Griffo, em 2007. É formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e MBA pela London Business School (Universidade de Londres).

Caio Ibrahim David Vice-Presidente (Conselheiro Independente Não Vinculado)

Data da eleição: 06.2023 / Término do mandato: até AGO de 2025

É o atual Vice-Presidente do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão; Caio é sócio-fundador da GHT4-The Family Company, um multi-family office constituído em 2021 visando gestão de recursos, desenvolvimento de novos negócios, assessoria financeira e governança familiar. Atualmente, preside o Conselho de Administração da Dimensa, uma joint venture criada por Totvs e B3. Com uma carreira de 33 anos no Itaú Unibanco, onde ingressou como trainee em 1987 e saiu como Diretor Geral do Banco de Atacado e CEO do Itaú BBA em 2021, Caio atuou em diversas áreas na instituição. Tornou-se sócio do Itaú BBA em 2005 e sócio do Itaú Unibanco em 2010. Como Diretor Geral do Banco de Atacado, de 2018 a 2021, foi responsável pelos seguintes negócios: Corporate Banking, Investment Banking, Asset Management, Private Banking e Tesouraria & Global Markets. Neste período, também liderou toda a operação internacional do conglomerado, que abrange as unidades de banco de varejo na América Latina (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru) e de banco corporativo e de investimentos nas Américas, Europa e Ásia. Ocupou o cargo de CEO & Presidente do Itaú BBA de 2018 a 2021 e de Vice-Presidente Executivo de 2010 a 2018, período em que atuou em diversas posições de liderança que compreenderam, inclusive, os cargos de CFO e de CRO do Conglomerado Itaú Unibanco. Em 1998, atuou como associado no Bankers Trust Co. em Nova York na área de Global Risk Management, com grande interação com o mercado financeiro e de capitais internacional. Atuou como Conselheiro de Administração do Itaú BBA e da Porto Seguro, de 2013 a 2015. Na Rede, empresa que atua como adquirente de pagamentos do Itaú Unibanco, atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração de 2010 a 2012. Adicionalmente, foi Presidente do Conselho Consultivo do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), instituição seguradora de depósitos do sistema financeiro brasileiro, de 2013 a 2015, e Conselheiro do Itaú CorpBanca no Chile de 2019 a 2020.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie com pós-graduação em Economia e Finanças pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Controladoria também pela USP e MBA pela Universidade de Nova York nos EUA, com especialização em finanças e negócios internacionais. Em 2021, concluiu o Programa Executivo pela Stanford University com ênfase em inovação e economia digital.

Ana Dolores Moura Carneiro de Novaes Conselheira Independente Não Vinculada
Data da eleição: 06.2023 / Término do mandato: até AGO de 2025

É membro Independente e Não Vinculada do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.

Atualmente é conselheira de administração da Neogrid e Zenvia Inc., coordenando também os comitês de auditoria dessas empresas e sócia fundadora da Oitis Consultoria Econômica e Financeira SLU para avaliação de empresas e governança corporativa. Foi membro do conselho de administração da OEC S.A. (2018-fev/2022), tendo coordenado o comitê de auditoria (entre 2020 e fev/2023) e conselheira de administração do Fundo Garantidor de Crédito (2016-2022), tendo exercido a presidência entre 2019 e 2022. Foi Diretora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) (jul/2012 -dez/2014). Anteriormente, foi membro do conselho de administração da CCR (membro independente entre maio/2002 e jun/2012 e membro não independente entre ago/2015 e abr/2019), da CPFL Energia (abr/2007-jun/2012), Metalfrio (maio/2009- jun/2012) e Datasul (abr/2006- ago/2008). Foi também consultora do comitê de auditora da Companhia Siderúrgica Nacional (ago/2006 -jul/2011); diretora de investimentos do Pictet Modal Asset Management S.A (1998-2003); e analista de renda variável do Banco de Investimentos Garantia (1995-1997). Trabalhou no Banco Mundial em Washington, D.C. entre 1991 e 1994, tendo ainda lecionado macroeconomia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e na Universidade Federal de Pernambuco (1º semestre 1991). É doutora em Economia pela Universidade da Califórnia, Berkeley (dez/1990) e advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (dez/2007). Desde 1998, é membro do CFA® Institute. Tem vários artigos técnicos publicados em revistas especializadas. É membro do Conselho Curador da Fundação do Câncer e do Conselho Fiscal do Instituto de Estudos para Políticas Públicas de Saúde.

Claudia de Souza Ferris Conselheira Independente Não Vinculada
Data da eleição: 06.2023 / Término do mandato: até AGO de 2025

É membro Independente e Não Vinculada do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.

É investidora anjo, co-investora de Venture Capital, na Bossa Nova, e mentora de empreendedores, executivos e startups. É Conselheira Consultiva da EqualWeb, e Conselheira Independente da Senior Sistemas. Desenvolve trabalhos ligados a Inclusão e Diversidade, tais como a criação de um fundo de Investimento dentro da VC Bossa Nova para apoio a fundadoras ou co-fundadoras de startups e soluções focadas no mercado feminino. Executiva sênior com mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia. Tem passagem em empresas globais de Tecnologia, Microsoft e IBM, liderou negócios no Brasil e Canadá. Tem experiências relevantes tanto em B2B quanto em B2C e um forte histórico de construção de negócios de crescimento sustentado ou grandes turn arounds. Bacharel em Ciência da Computação, Mestre em Ciências pelo ITA, MBA Executivo pela FGV, Pós-Graduação em Negócios Digitais pela Columbia/MIT e Formação como Conselheira pela Saint Paul. Especializações em programas executivos em Wharton, MIT e Singularity.

Claudia Farkouh Prado Conselheira Independente Não Vinculada
Data da eleição: 06.2023 / Término do mandato: até AGO de 2025

É membro Independente e Não Vinculada do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.
É membro do Conselho de Administração na Inter & Co, Inc e do Conselho Deliberativo do MAM. Foi membro do Conselho de Administração da Baker McKenzie Global Law Firm (2013-2017), Presidente do Comitê Financeiro Global da Baker McKenzie Global Law Firm (2013-2017), Presidente da América Latina da Baker McKenzie Global Law Firm (2013-2017), Membro do Conselho Consultivo do TrustWomen (Thompson Reuters Foundation, 2014-2017). Foi Sócia Administrativa de Trench Rossi Watanabe (cooperação com Baker Mckenzie, 2010-2013). Atuou também como Coordenadora na América Latina dos grupos de prática de M&A e Private Equity (2004-2011) e como Advogada especializada em Fusões e Aquisições no Brasil e Estados Unidos (1986-2011). Foi, ainda, membro do Conselho Fiscal do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

É formada em Direito pela Universidade de São Paulo. Master in Comparative Law (Southern Methodist University – Dallas), Executive Management Program (Kellog School of Management – Northwestern University – Chicago), Executive Leadership Program (The Center for Creative Leadership – Colorado Springs), International Directors Program (INSEAD – The Business School of the World). É membro do Conselho de Governança da B3 Social, entidade do terceiro setor.

Cristina Anne Betts Conselheira Independente Não Vinculada
Data da eleição: 06.2023 / Término do mandato: até AGO de 2025

É membro Independente e Não Vinculada do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, CEO da Iguatemi S.A. desde janeiro de 2022, membro do Comitê de Finanças da Votorantim Cimentos e do Conselho Fiscal da Rumo S.A. A executiva, que atuava como co-CEO da Iguatemi S.A. desde outubro de 2021, está na Iguatemi S.A. desde 2008, dos quais 13 anos foi CFO, responsável pelas áreas de Planejamento Estratégico, Inovação, e-commerce, M&A, Contabilidade e Controladoria Fiscal. Cristina também foi responsável pela idealização, implementação e gerenciamento do Iguatemi365, e-commerce da marca lançado em outubro de 2019. Anteriormente, atuou em empresas como PriceWaterhouse, Banco Credit Suisse First Boston Garantia, Bain & Company e TAM Linhas Aéreas S/A. Na TAM, ocupou a posição de Diretora de Planejamento Estratégico e Controladoria e era responsável também pela área de Relações com Investidores.

Formou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1991, CEAG em 1994 e posteriormente fez um MBA pelo INSEAD, na França.

Florian Bartunek Conselheiro Independente Não Vinculado
Data da eleição: 06.2023 / Término do mandato: até AGO de 2025

É membro Independente e Não Vinculado do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão e sócio fundador e CIO (Chief Investment Officer) da Constellation Asset Management. Antes de fundar a Constellation, foi sócio do Banco Pactual, onde foi chefe de research, trader proprietário, responsável pelo Asset Management e gestor de todos os fundos e portfolios de ações do Banco. Florian iniciou sua carreira no Banco Nacional em 1989. É formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Rio (1990). Florian participou do programa Harvard Business School-YPO de 2010 a 2017, completou o curso de Value Investing do Bruce Greenwald na Columbia University (2013), o Executive Program na Singularity University (2015) e o Behavioral Finance Program na Harvard Kennedy School (2016). Foi professor do curso de Value Investing no IBMEC-SP (atual Insper), presidente do Capítulo Paulista do YPO (Young Presidents Organization).

No terceiro setor, Florian é vice-presidente do ProA, uma das maiores ONGs ligadas à educação profissional no Brasil e participa do Conselho da Fundação Lemann, é chairman da Fundação Estudar e conselheiro da Revista Nova Escola

Guilherme Affonso Ferreira Conselheiro Independente Não Vinculado
Data da eleição: 06.2023 / Término do mandato: até AGO de 2025

É Membro Independente e Não Vinculado do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da M. Dias Branco e membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Mitre Realty Empreendimentos e Participações S.A., todas listadas na B3. Foi membro do Conselho de Administração e do Comitê Financeiro da Arezzo de 2013 a 2024 e membro do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas e Remuneração da 3R Petroleum de 2020 a 2024. De 2007 a 2020, foi sócio e chairman da Teorema Capital. Foi CEO da Bahema S.A. no período em que a companhia foi acionista relevante do Unibanco (1986 a 2008) – e obteve um retorno de cerca de 50% ao ano, em dólares, com o investimento. Também foi Conselheiro da Petrobras de 2015 a 2018, participando do programa de reestruturação da companhia. Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e pós-graduado em economia pela Macalester College em St Paul/Minn. Atua no terceiro setor como diretor do Instituto de Cidadania Empresarial.

Rodrigo Guedes Xavier Conselheiro Independente Não Vinculado
Data da eleição: 06.2023 / Término do mandato: até AGO de 2025

É membro Independente e Não Vinculada do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.

É sócio da HPX Capital Partners, gestora de investimentos responsável pela listagem de um dos primeiros SPACs focado em Brasil e que teve seu processo de fusão com a Ambipar Response recentemente concluído. Ele também é sócio da Synapse Ventures, uma plataforma global de Venture Capital que investe em fundos e empresas inovadoras. Além disso, é membro do Conselho de Administração da Globo Comunicação e Participações S.A. Foi CEO do Bank of America Merrill Lynch no Brasil, CEO do Banco UBS Pactual, além de sócio co-fundador da gestora Vinci Partners e sócio e membro do comitê executivo do Banco Pactual. Em 2018-2019, foi fellow do Distinguished Career Institute (DCI) da Universidade de Stanford, com foco nas áreas de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Também em Stanford, Rodrigo fundou e dirigiu o Brazil@Silicon Valley, um fórum pioneiro voltado ao papel da tecnologia e da inovação no desenvolvimento da América Latina. É formado em Economia pela Universidade de Brasilia (UnB), pós-graduado em Economia Internacional pela Universidade de Fukushima no Japão e tem MBA pela Thunderbird School of Global Management (Arizona State University). É membro de alguns Conselhos Consultivos de instituições sem fins lucrativos, dentre eles a Recode, dedicada à capacitação digital de jovens vulneráveis.

Maurício Machado de Minas Conselheiro Independente
Data da eleição: 06.2023 / Término do mandato: até AGO de 2025

É membro Independente e Vinculado do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Atualmente, é membro do Conselho de Administração do Banco Bradesco S.A., membro do Conselho de Administração da Bradespar S.A., Membro do Conselho de Administração do Next Tecnologia e Serviços Digitais S.A., membro suplente do Conselho de Administração da Odontoprev S.A. e membro suplente do Conselho de Administração do Grupo Fleury S.A. No Banco Bradesco S.A., exerceu a função de Diretor Vice-Presidente Executivo (jan/2014-2019). Também foi membro do Conselho de Administração nas empresas BBD Participações S.A., Cidade de Deus – Companhia Comercial de Participações (Holding), Bradesco Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil, BSP Empreendimentos Imobiliários S.A., NCR Brasil – Indústria de Equipamentos para Automação S.A. e NCF Participações S.A., onde também exerceu cargo de Diretor Vice-Presidente (jun/2016 a jan/2019). Foi Presidente do Conselho de Administração da Aquarius Participações S.A. e Vice-Presidente dos Conselhos de Administração da BBC Processadora S.A. e Chain Serviços e Contact Center S.A. Também foi Diretor-Presidente da Scopus Tecnologia Ltda. Até janeiro de 2019, ocupou cargos em diversas empresas, tendo sido eleito Diretor Gerente do Banco Bradesco BERJ S.A. e do Bradesco Administradora de Consórcios Ltda. e Diretor Geral da Scopus Soluções em TI S.A. (abr/2018). Anteriormente, foi eleito Diretor Gerente nas empresas adiante – Banco Bradescard S.A., Banco Bradesco Cartões S.A., Banco Bradesco Financiamentos S.A., Banco Losango S.A. ±Banco Múltiplo, BEM – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda., Bradescard Elo Participações S.A., Kirton Bank S.A. – Banco Múltiplo, e Tempo Serviços Ltda. (abr/2017). Ocupou, ainda, os cargos de Diretor do Banco Alvorada S.A. e Diretor Vice-Presidente do Banco Bradesco BBI S.A. (2014-2019). Mauricio foi Diretor do União Participações Ltda. (2014-2018), Diretor do Banco CBSS S.A. entre (2014-2016), além de ter exercido o cargo de Diretor Gerente do Bradesco Seguros S.A. (2015-2016).

É formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Executive Education Program in Finance, Wharton School, University of Pennsylvania; General Management Program, Columbia University, New York e Corporate Board Director Program, Harvard Business School, Boston. Strategic Partner do World Economic Forum (WEF). Atua no terceiro setor exercendo as funções de Membro da Mesa Regedora e Diretor Gerente da Fundação Bradesco e Diretor da Nova Cidade de Deus Participações S.A.

Pedro Paulo Giubbina Lorenzini Conselheiro Independente
Data da eleição: 06.2023 / Término do mandato: até AGO de 2025

É membro Independente e Vinculado do Conselho de Administração da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Desde 2021, atua como Diretor Executivo e membro do Comitê Executivo do Itaú-Unibanco S.A., sendo responsável pelas áreas de Global Markets & Treasury e pelas unidades de negócios do Banco Itaú nos países da América Latina (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Colômbia).

Com mais de 32 anos de experiência no mercado financeiro, liderou o grupo de Markets & Securities services no Citi Brasil, unidade de negócios que incluía todas as atividades relacionadas a Sales & Trading dos produtos de Global Markets (Rates, Currencies, Commodities, Equities, Crédito e Serviços de Custódia). Foi membro do Comitê Executivo do banco (2008-2021), participando e dirigindo os comitês de gestão da instituição. Atuou na Diretoria Executiva da Febraban-Direx (2013-2021), presidiu o comitê de Tesouraria da Febraban (2010-2013), foi Vice-Presidente da Anbima (2010-2021) e Diretor da Anbima (2005-2007).

Membro do comitê de diversidade voltado a gênero e gerações.
Formado em Administração de Empresas pela PUC São Paulo

 

 

Conselho Fiscal
Nome Posição
André Coji Membro Efetivo

Data da posse: 25.04.2024 / Término do mandato: até AGOE de 2025

É membro efetivo do Conselho Fiscal da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”). É diretor da Federação Israelita, membro do Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da Via S.A. (“Via”) e membro efetivo dos Conselhos Fiscais da Pet Center Comércio e Participações S.A (“Petz”), da Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN”) e da MPM Corpóreos S.A (“Espaço Laser”) e Gestor de patrimônio familiar (multi-family office) com ampla rede de relacionamento profissional. Possui mais de vinte anos de experiência em administração financeira e controladoria atuando como diretor em Private Banking e Gestão Patrimonial Familiar (Family Office). Dez anos no cargo de CFO da Tecnisa S.A., onde desempenhou as funções de tesouraria, controladoria, planejamento financeiro e a condução do IPO. Atuou como membro do Conselho de Administração e do Comitê Independente de Partes Relacionadas da SMILES. É formado em Administração de Empresas pela FGV/SP, em Direito pela Faculdade de Direito São Francisco e possui certificação pelo IBGC.

Não é pessoa politicamente exposta. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

Angela Aparecida Seixas Membro Efetiva
Data da posse: 25.04.2024 / Término do mandato: até AGOE de 2025

É membro efetiva do Conselho Fiscal da B3. Também é membro Independente do Comitê de Partes Relacionadas da Neoenergia S.A., membro do Conselho Consultivo do Instituto Techmail, membro do Conselho Fiscal da Associação Endowment SempreFea, membro suplente do Conselho Fiscal da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve e membro do Comitê de Auditoria da ALTSA S.A. Foi Diretora Administrativo-Financeira, de Governança e Relações com Investidores na Duke Energy, tendo exercido outros cargos em empresas nacionais e multinacionais, tais como Grupo Safra (incluindo BCP e BSE), Grupo Bunge e Unibanco. Foi Presidente do Conselho de Administração da Duke Energy International Geração Paranapanema, membro do Conselho de Administração da BCP e BSE, do Conselho Fiscal da Telemig Celular S.A. e da Associação Endowment SempreFea, membro do Comitê de Auditoria Estatutário da CESP S.A., membro independente do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Auditoria da PRODESP S.A. e Membro Independente do Conselho Fiscal da Anauger. É graduada em Ciências Contábeis pela USP, mestre em Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Matemática Financeira também pela USP. É certificada pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa como Conselheira de Administração e Conselheira Fiscal.

Declarações regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

Marcus Moreira de Almeida Membro Efetivo
Data da posse: 25.04.2024 / Término do mandato: AGOE de 2025

É membro efetivo do Conselho Fiscal da B3. Foi funcionário do Banco do Brasil S.A de maio/1987 a janeiro/2020, onde exerceu funções de alta gerência na Diretoria de Finanças da Instituição. Exerceu o cargo de Diretor de Investimento na Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil até janeiro/2020. Atuou como membro do Conselho de Administração da Neoenergia S.A., desde abril/2016, onde também atuou como membro do Comitê de Auditoria, desde abril/2017, encerrando seus mandatos em agosto/2021. Foi membro do Conselho de Administração da Cosern – Cia Energética do Rio Grande do Norte, da Celpe – Cia Energética de Pernambuco, da Coelba – Cia de Eletricidade da Bahia e membro do Conselho Fiscal da Kepler Weber. É administrador de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF, possui especialização em Administração Financeira pela FGV/RJ e MBA em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC.

Não é pessoa politicamente exposta. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por qualquer decisão, transitada em julgado ou não

Stânia Lopes Moraes Membro Suplente
Data da posse: 25.04.2024 / Término do mandato: AGOE de 2025

É membro suplente do Conselho Fiscal da B3. Também é membro suplente do Conselho Fiscal da Embraer S.A, do Conselho Consultivo da MCM Brand Experience e membro do Conselho de A4S Circle of Practice – The Prince’s Accounting for Sustainability Project. Tem 34 anos de experiência com uma sólida carreira na área de Finanças Corporativas em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos da economia. Com expertise em gestão de planejamento estratégico, fusões e aquisições, reestruturação e renegociação da divida, budget/forecast, controladoria, controles internos, planejamento tributário, controles de custos, TI e recursos humanos. Experiência em governança corporativa no controle de despesas operacionais e de capital de giro em cenários de crise financeira. É formada em Contabilidade e Administração de Empresas na PUC-Minas, possui MBA Internacional em Controladoria e Gestão Financeira pela FGV com módulo internacional na Ohio University, pós MBA na Saint Paul – ABPW Advanced Boardroom Professional for Women, pós MBA na FIA – Governança e Compliance. Declarações regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente.

Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

Maria Paula Soares Aranha Membro Suplente

Data da posse: 25.04.2024 / Término do mandato: AGOE de 2025

É membro suplente do Conselho Fiscal da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”). É membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria e Riscos da Hapvida Participações e Investimentos S.A (“Hapvida”). Atuou como Conselheira Fiscal (2011 – 2013) e Conselheira de Administração (2013 – 2018) na Fibria Celulose S.A., Conselheira de Administração da Paranapanema S.A. (2014 – 2016) e Conselheira Fiscal na Invepar S.A (2016 – 2018). É formada em Administração de empresas pela FGV-EAESP e pós-graduada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela FGV, mestre em Administração de Empresas pela USP e mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. É conselheira certificada pela ICSS-A, com participação na comissão de Gestão de Riscos e Controles do IBGC e participação no Board Members da EY, assim como do ACI-KPMG.

Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por decisão transitada em julgado ou não.

Benilton Couto da Cunha Membro Suplente

Data da posse: 25.04.2024 / Término do mandato: AGOE de 2025

É membro efetivo e Coordenador do Comitê de Auditoria da BB Tecnologia e Serviços S.A. Ocupou cargos de diretoria e alta gerência desde 1977, sendo que 35 anos foram no Banco do Brasil. Foi Diretor Executivo Administrativo e de Controle da Economus Instituto de Seguridade Social. Participou da Comissão Técnica Nacional de Governança da ABRAPP. Também foi Conselheiro Fiscal suplente da Tupy S.A., Cassi e CPFL. Conselho de Clientes do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica. Atuou também como Conselheiro Consultivo titular na Previ – Plano de Benefícios I. É formado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas Dom Bosco e Administração de Empresas pelo Instituto Gay Lussac, com Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços pela FGV, MBA em Auditoria pela USP/FIPECAFI e curso de Governança Corporativa pela USP, além de Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC.

Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais, nos últimos cinco anos, em que tenha sido condenada por qualquer decisão, transitada em julgado ou não.

Diretoria Estatutária

Propõe e executa o plano estratégico definido pelo Conselho de Administração. Estabelece também diretrizes para atividades operacionais, socioeconômicas e de sustentabilidade. Sempre pensam e agem em prol da performance da B3. O mandato de seus membros dura dois anos, com possibilidade de reeleição.

Nome Posição
Gilson Finkelsztain Presidente
É Presidente da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, também é Diretor-Presidente da Cetip Info Tecnologia S.A., Diretor Presidente do Banco B3 S.A. e Presidente do Conselho de Administração na Cetip Educacional. Foi Diretor-Presidente da Cetip S/A de agosto de 2013 a abril de 2017, tendo feito parte do Conselho de Administração da empresa entre 2011 e 2013. Trabalhou por 20 anos em instituições financeiras internacionais como Citibank, JP Morgan, Bank of America Merrill Lynch e Santander, onde ocupou cargos de diretoria no Brasil e no exterior, sempre relacionados aos mercados de câmbio, renda fixa, renda variável e commodities. É graduado em Engenharia Civil pela PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), com extensão pelo INSEAD-Advanced Management Program (2011). No terceiro setor, atua como Membro do Conselho de Governança da B3 Social. Declarações Regulatórias: Não é pessoa politicamente exposta, nos termos da regulamentação vigente. Não existem quaisquer processos disciplinares e judiciais em que tenha sido condenado por qualquer decisão, transitada em julgado ou não. Cargos estatutários não remunerados em controladas, coligadas e demais entidades que a Companhia possui participação, conforme divulgadas nos itens 1 e 6 deste formulário: Diretor Presidente da Cetip Info, Presidente da B3 UK Ltd. Presidente do Conselho de Governança da B3 Social, Diretor Presidente da B3 Social, membro do Conselho Consultivo da RTM, Diretor Geral da Associação Bovespa, Diretor Geral da APBM&FBOVESPA, Diretor Geral da Associação BM&F, Diretor Presidente da Associação B3 Educação e Cultura e Diretor Presidente do Banco B3 S.A.
Viviane Basso Vice-Presidente de Operações – Emissores, Depositária e Balcão
Viviane Basso é Vice-Presidente de Operações – Emissores, Depositária e Balcão da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão e Vice-Presidente do Banco B3. Iniciou sua carreira em 1998 na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), a clearing da BOVESPA, atuando em grandes projetos como a Reestruturação do Sistema de Pagamentos (SPB), a incorporação da clearing da BVRJ e estudos/construção de soluções para o desenvolvimento do mercado secundário de títulos de renda fixa. Em 2002 foi contratada pela BM&F, com a missão de construir a Clearing de Ativos, contraparte central para o mercado secundário de títulos públicos federais. Passou pela fusão da BM&F com a BOVESPA, com destaque para a liderança no Projeto de Integração das Clearings (IPN), e depois pela constituição da B3, com a incorporação da CETIP. Ocupou diversos cargos nas organizações, incluindo o cargo de Diretora de Liquidação/Pós-Negociação. É formada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com especialização pela Universidade de Wharton. No terceiro setor, atua como membro do Conselho de Governança da B3 Social.
Mario Palhares Vice-Presidente de Operações – Negociação Eletrônica e Contraparte Central
Mario Palhares é Vice-Presidente de Operações de Negociação Eletrônica e Contraparte Central da B3 S.A. ±Brasil, Bolsa, Balcão. Iniciou sua carreira na Esso Brasileira de Petróleo e passou por instituições financeiras antes de ingressar na BM&F em 2002. Participou do processo de desmutualização e abertura de capital (IPO) da BM&F, do processo de fusão da BM&F com a Bovespa e do processo de fusão da BM&FBOVESPA com a Cetip. Ocupou diversos cargos na organização incluindo o cargo de Diretor do Banco B3 entre 2010 e 2013. De 2014 até 2020, ocupou o cargo de diretor de Negociação Eletrônica da B3. Em 2021, ocupou o cargo de diretor de Produtos Listados na B3. É formado em Administração de Empresas pela PUC-RJ, com Pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-RJ e Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-RJ.
Rodrigo Antônio Nardoni Gonçales Vice-Presidente de Tecnologia
Rodrigo Nardoni é Vice-Presidente de Tecnologia da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão e Membro do Conselho de Administração da Cetip Educacional, além de membro do Conselho de Administração da Dimensa. De 1995 a 1997 ocupou o cargo de analista de sistemas no IBM Brasil. Atuou como consultor de TI no Banco Bradesco (1998- 2000) e no Citigroup Brasil (2000-2002). Ingressou na BM&F em 2002 como analista de sistemas e posteriormente atuou como gerente de desenvolvimento de sistemas até 2008. Em 2008, na BM&FBOVESPA, assumiu a
superintendência de PMO e em 2010 tornou-se Diretor de desenvolvimento de sistemas de pós-negociação. É formado em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1996, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e educação executiva pela Wharton School of the University of Pennsylvania em 2014.
Marcos Vanderlei Belini Ferreira Vice-Presidente da Unidade de Infraestrutura para Financiamentos
Marcos Vanderlei é Vice-Presidente da Unidade de Infraestrutura para Financiamentos da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Iniciou a carreira em 1995, no Unibanco S.A., como supervisor de cobrança de veículos, tendo sido promovido a gerente. No mesmo ano, assumiu a mesa de crédito para rede de agências. Em 1998, assumiu a gestão da cobrança do Dibens, sociedade adquirida pelo Unibanco. Em 2001, passou a ser responsável pela estrutura de Crédito e Cobrança do Banco InvestCred (joint venture UBB e Ponto Frio) tendo exercido o cargo de Diretor de Crédito e Cobrança. Em 2004, foi designado como Diretor de Crédito e Cobrança do setor automotivo para Pessoa Física e Jurídica do Itaú, onde, em 2013, assumiu o cargo de Diretor de Crédito e Cobrança da ACIVS (Área de cartões, Imobiliário, Veículos e Seguros) e exerceu a função de Diretor de Crédito e Cobrança no período compreendido entre 2014 e 2016. É formado em Direito pela Universidade Brás Cubas de São Paulo, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV de São Paulo e especialização em Gestão de Bancos pelo Swiss Finance Institute.
Ana Buchaim Vice-Presidente de Pessoas, Marca, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social
Ana Buchaim é Vice-Presidente de Pessoas, Marca, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão. Está à frente de toda transformação cultural e de marca da nova companhia criada em 2017. Hoje, é a executiva responsável pelas entregas de gestão interna responsável e promoção das melhores práticas da agenda ESG, investimento sustentável e boas práticas com as empresas listadas. Com uma sólida carreira em instituições financeiras como Banco Santander, ABN Amro e Citibank, ingressou na Cetip, onde foi responsável pelo desenvolvimento da área de Recursos Humanos. É formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com formação também em Psicanálise, pelo Centro de Estudos Psicanalíticos.
André Veiga Milanez Diretor Executivo Financeiro, Administrativo e de Relações com Investidores
André Milanez é Diretor Executivo, Financeiro, Administrativo e de Relações com Investidores da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão, além de membro do Conselho de Administração da Dimensa. Iniciou sua carreira na PricewaterhouseCoopers, onde trabalhou por 11 anos como auditor e consultor de instituições do mercado financeiro. Durante este período, atuou por três anos no Reino Unido, onde adquiriu relevante experiência internacional. Adicionalmente, participou ativamente do processo de desmutualização e abertura de capital (IPO) da Bovespa, bem como do processo de fusão com a BM&F. Ingressou na Cetip em novembro de 2009, onde era responsável pela área financeira da companhia. Em março de 2017, com a combinação de negócios entre a Cetip e a BM&FBOVESPA, que deu origem à B3, passou a integrar o time de executivos responsável pelo escritório de integração das duas companhias. Em outubro de 2017, passou a ser responsável também pelas áreas de planejamento financeiro, controladoria, tesouraria, faturamento e cobrança da B3. É formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC SP, em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista, OPP & Top Management Program – Insper/Harvard e Diplomado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) pela Associação de Contadores Públicos Certificados do Reino Unido (ACCA).
Eduardo Farias Diretor Executivo de Governança, Gestão Integrada e Segurança Cibernética
Eduardo Farias é Diretor Executivo de Governança, Gestão Integrada e Segurança Cibernética da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, responsável pelas seguintes disciplinas: Controles Internos, Compliance, Melhoria Contínua, Risco Corporativo, Risco de Modelagem, Continuidade de Negócios, Segurança Cibernética, Centralidade do Cliente, PMO, Lean Agile, além de ser Diretor de Riscos do Banco B3. Iniciou sua carreira há mais de 20 anos em empresas de consultoria e auditoria, atuando em grandes instituições financeiras, contribuindo para o desenvolvimento e aplicação de metodologias que ajudaram a mitigar riscos e mudar culturas. É formado em Ciência da Computação pela UFF (Universidade Federal Fluminense), MBA em Finanças pelo IBMEC e Mestre em Contabilidade pela USP. Possui certificados CISA – Certificado em Auditoria em Sistema da Informação – ISACA; CGEIT – Certificado em Governança de TI e Empresarial – ISACA, CRISC – Certificado em Risco e Controle do Sistema da Informação – ISACA e BS 7799 – Auditor Líder em Segurança da Informação.
Silvia Maria de Almeida Bugelli Valença Diretora Executiva Jurídica
Silvia Maria é Diretora Executiva Jurídica da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Possui sólida experiência em instituições financeiras e escritórios de advocacia, atuando por mais de 30 anos no mercado financeiro e no mercado de capitais, com reguladores, auditores, advogados, times de compliance, clientes internos e externos. Foi diretora jurídica, sócia do Grupo Genial e membro do Comitê Executivo, atuando como diretora responsável pelas áreas de compliance e controles internos, com forte atuação na revisão de políticas e remodelação da estrutura de governança, participação no processo de revisão de rating realizado pelo Banco Central do Brasil, membro de comitês de auditoria, PLDFT, compliance, produtos, antifraude e segurança da informação. Participou da estruturação de projetos de desestatização, como Eletrobrás, CEB, CEEE, dentre outros. Atuou como sócia e responsável pelo departamento jurídico do Banco Pactual de 1992 a 1999. Acumulou experiência também em outras instituições como Superintendente Jurídica do Banco Fibra e Diretora Jurídica da Americanas.com. Foi sócia atuante nas áreas societária e de mercado de capitais em renomados escritórios como Felsberg Advogados e Almeida Bugelli e Valença Advogados. Foi membro do Conselho de Distribuição da ANBIMA de 2020 a 2023, participando ativamente da aprovação das propostas de termo de compromisso apresentados pelos associados, revisão, relatoria e voto em processos de apuração de irregularidades – PAI. É graduada em Direito pela Universidade de São Paulo e possui LLM – Master of Laws pela Northwestern University, Chicago – USA, com foco em corporate law, capital market, banking law, derivatives, securitization e project finance.

 

Comitês
Comitê de Auditoria

Responsável por acompanhar e avaliar a qualidade da atuação da auditoria interna e da auditoria independente, tanto na Companhia como em suas controladas. É composto por até seis membros, sendo até dois conselheiros independentes e no mínimo dois e no máximo quatro membros externos.

PARTICIPANTES
Cristina Anne Betts Coordenadora e Conselheira Independente
Claudia de Souza Ferris Conselheira Independente
Carlos Alberto Rebello Sobrinho Membro Externo
Maria Luiza Lage de Mattos Levi Membro Externo e Especialista Financeira

 

Regimento Interno do Comitê de Auditoria

Canal de Denúncias ao Comitê de Auditoria

Comitê de Governança e Indicação

Entre as principais funções, promove evoluções na governança da Companhia, avalia a adoção de boas práticas, seleciona e indica integrantes para o Conselho e a Diretoria. É composto por quatro conselheiros, sendo pelo menos dois independentes.

PARTICIPANTES
Claudia Farkouh Prado Coordenadora
Ana Dolores Moura Carneiro de Novaes Conselheira Independente
Antonio Carlos Quintella Conselheiro Independente
Guilherme Affonso Ferreira Conselheiro Independente

 

Comitê de Produtos e de Precificação

Entre as principais funções, acompanha os planos de investimento e de desenvolvimento de produtos dos mercados administrados pela Companhia, acompanha a implementação das políticas de descontos comerciais praticadas pela Companhia, avalia a estrutura de preços da Companhia, comparando-os aos preços praticados pelas principais bolsas. É composto por dois conselheiros e sete membros externos.

PARTICIPANTES
Guilherme Affonso Ferreira Coordenador
Florian Bartunek Conselheiro Independente
Eric André Altafim Membro Externo
José Eduardo Louzada de Araújo Membro Externo
Milena Weiss Aloisi Membro Externo
Pedro Hermes da Fonseca Membro Externo
Ricardo Daniel Gomes de Negreiros Membro Externo
Luiz Paulo Rodrigues de Freitas Parreiras Membro Externo
Comitê de Pessoas e Remuneração

Revisa, propõe e acompanha ajustes nos parâmetros, nas diretrizes e na política de remuneração e benefícios, bem como no modelo de gestão de pessoas. É composto por três conselheiros, sendo pelo menos dois independentes.

PARTICIPANTES
Antonio Carlos Quintella Coordenador
Caio Ibrahim David Conselheiro Independente
Claudia Farkouh Prado Conselheira Independente
Florian Bartunek Conselheiro Independente
Comitê de Riscos e Financeiro

Acompanha e avalia os riscos de mercado, de liquidez, de crédito e sistêmico dos mercados administrados pela Bolsa, com
enfoque estratégico e estrutural. É composto por no mínimo quatro conselheiros, dos quais pelo menos 2 são
independentes.

PARTICIPANTES
Caio Ibrahim David Coordenador
Antonio Carlos Quintella Conselheiro Independente
Mauricio Machado de Minas Conselheiro Independente
Pedro Paulo G. Lorenzini Conselheiro Independente
Ana Dolores Moura Carneiro de Novaes Conselheira Indepentente
Cícero Augusto Vieira Neto Membro Externo
Comitês Internos

Os Comitês Internos de Assessoramento ao Presidente e à Diretoria Colegiada são:

  • Comitê Interno de Monitoramento de Operações e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Ocultação de Bens, Direitos e Valores, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa
  • Comitê Interno de Riscos Corporativos
  • Comitê Interno de Conduta e Ética
  • Comitê Interno de Certificação do Programa de Qualificação Operacional (PQO)
  • Comitê Interno de Tarifação
  • Comitê Interno de Segurança da Informação e Cibernética
  • Comitê Interno de Sustentabilidade
  • Comitê Interno Técnico de Risco de Contraparte Central (CCP)

Clique aqui para acessar a composição dos Comitês Internos da B3.

Câmaras Consultivas

A B3 trabalha de forma incessante para aumentar a proximidade com os participantes de seus mercados. No que se refere a esse tema, a Companhia mantém diversos canais abertos com investidores e empresas de diferentes categorias, que colaboram para a formulação de produtos e serviços e sugerem novas práticas.

Entre esses canais estão os Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração e ao Diretor Presidente, merecendo destaque especial as Câmaras Consultivas, criadas para garantir interlocução constante com os participantes dos mercados B3. Em 2009, as Câmaras passaram por aperfeiçoamentos importantes, como a ampliação do número de participantes, que atualmente gira em torno de 450 pessoas. Ainda foram criadas a Câmara Consultiva do Mercado Imobiliário e a Câmara de Negociação e Tecnologia.

Atualmente, a Bolsa conta com as seguintes Câmaras:

  • Câmara Consultiva de Análise de Risco
  • Câmara Consultiva de Equities
  • Câmara Consultiva de Infraestrutura para Financiamento
  • Câmara Consultiva de Juros e Moedas
  • Câmara Consultiva de Normas
  • Câmara Consultiva de Operações
  • Câmara Consultiva de Pós-Negociação de Balcão
  • Câmara Consultiva de Pós-Negociação de Listados

Clique aqui para acessar a composição das Câmaras Consultivas da B3.

Última atualização em 19 de dezembro de 2024