Relações com Investidores

Sustentabilidade

Temos como propósito conduzir o desenvolvimento econômico sustentável para a sociedade prosperar. Isso orienta todas as nossas atividades – das mais cotidianas às mais estratégicas, passando também pela nossa estratégia de sustentabilidade.

Nesse sentido, como uma organização que está no centro do mercado financeiro e de capitais, temos um duplo papel:

  • Engajar nossos stakeholders oferecendo produtos e serviços que apoiem os nossos clientes na transição para uma economia resiliente e de baixo carbono;
  • Conduzir nossas atividades internas por meio de uma gestão responsável.

Considerando a relevância da agenda, nossa Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC), aprovada pelo Conselho de Administração, está alinhada aos princípios estratégicos da companhia e com o objetivo formalizar e orientar diretrizes de atuação no tema.

Gestão Interna ASG

Por meio da nossa gestão interna, buscamos nos alinhar com as melhores práticas de sustentabilidade existentes no mercado. Isso inclui iniciativas relacionadas a:

  • Meio ambiente e mudanças climáticas: nossos prédios contam com certificação ISO 14.001 e compensamos 100% das emissões identificadas dos escopos 1, 2 e 3 desde 2011.
  • Governança corporativa: somos listados no Novo Mercado, possuímos 100% de membros independentes no Conselho de Administração e contamos com metas ASG que impactam a remuneração variável do presidente e de toda a companhia;
  • Gestão de riscos: além da avaliação tradicional de riscos corporativos, a B3 também mapeia fatores de riscos e oportunidades ASG;
  • Diversidade, equidade e inclusão: nossas práticas internas permeiam os processos de recrutamento e seleção, programas de desenvolvimento e mentoria com foco em grupos sub-representados, além do acompanhamento ativo dos dados de diversidade da companhia e estabelecimento de metas nesse sentido. Saiba mais.
  • Investimento Social Privado: frente conduzida pela B3 Social, uma associação sem fins lucrativos fundada em 2007 que tem o propósito de reduzir as desigualdades sociais no Brasil. Saiba mais.
Indução de Mercado

Acreditamos no valor das parcerias e da colaboração entre participantes de mercado para dar celeridade à agenda ASG. Por isso atuamos como associada, integrante, membro e/ou signatária de diversas instituições e compromissos com foco na agenda.

Nos tornamos signatários do Pacto Global da ONU em 2005 e fomos a primeira bolsa de um país emergente a se comprometer com os Princípios para o Investimento Responsável (PRI) em 2010. Em 2012, nos tornamos signatária-fundadora da Sustainable Stock Exchanges (SSE) no âmbito da ONU e, em 2024, nos tornamos Offical Supporter da iniciativa.

A B3 é membro também da Câmara Temática de Clima do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desde 2021; dos Grupos de Trabalho de Finanças Verdes (LAB) da CVM desde 2021; e do Comitê Executivo e do Working Committee da Federación Iberoamericana de Bolsas (FIAB).

Ademais, buscamos democratizar o acesso ao mercado de capitais com conteúdo voltado para pessoas físicas. Isso tem se concretizado por meio do Bora InvestirB3 Educação, e do site de RI para PF.

Também buscamos induzir empresas nas temáticas de sustentabilidade por meio, de nossos produtos e serviços ASG, que estão distribuídos em três segmentos:

  • Listados: contamos com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) que há 20 anos busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável. Além do ISE, contamos com outros 9 índices ASG em nosso portfólio (ICO2 B3, IDIVERSA B3, ICBIO B3, IGPTW B3, Índice Brasil ASG, IGC B3, IGCT B3, IGC – NM B3 e ITAG B3). Em 2024, lançamos o B3 Ações Verdes, uma designação para empresas listadas que tem o objetivo de reconhecer companhias que possuam atividades que contribuam com a economia verde e no combate às mudanças climáticas.
  • Balcão: a cada ano, temos desenvolvido e fortalecido produtos ASG também para este mercado por meio, por exemplo, de plataformas para 1) registro e negociação de Créditos de Descarbonização (CBIOs), 2) registro de créditos de carbono, 3) identificação de títulos verdes, sociais ou sustentáveis (socioambientais); 4) registros de Cédula do Produto Rural (CPR Verde) e Certificados de Operações Estruturadas (COEs). Além disso, anunciamos, em 2023, uma parceria com a ACX Group, uma das principais plataformas de negociação para o mercado de crédito de carbono no mundo.
  •  Tecnologia, Dados e Serviços: Alinhados à estratégia de expansão e diversificação dos negócios, contamos com a plataforma ESG Workspace. Lançada em 2022, ela integra informações ASG das empresas listadas na bolsa brasileira e oferece: dados consolidados de relatórios de sustentabilidade das empresas listadas (Módulo Reports Data); informações sobre títulos financeiros vinculados à sustentabilidade registrados no mercado de balcão (Módulo Títulos Temáticos ASG); e dados dos índices ASG, incluindo questionários das empresas que participaram do processo do ISE B3, além do ranking das companhias no índice e informações do índice IDIVERSA B3 e ICO2 B3.

Ainda no âmbito de indução de mercado, entrou em vigor em 2025 o  Anexo ASG, que determina que companhias brasileiras listadas devem contar com ao menos uma mulher e um membro de grupo sub-representado em seus conselhos de administração e diretorias . O mecanismo proposto é conhecido como “pratique ou explique”, no qual as companhias precisam dar transparência ao mercado sobre as ações adotadas para o atendimento das medidas ou explicar os motivos da sua não adoção.

O texto também propõe o estabelecimento de critérios de diversidade no procedimento de indicação de diretores e membros do Conselho de Administração, além da inclusão de indicadores de desempenho ligados a temas ou metas ASG na política de remuneração variável da administração das companhias.

Relatório Anual

Para garantir a consistência e a comparabilidade das informações, desde 2010, estruturamos nosso relatório com base nas principais diretrizes e melhores práticas globais. O conteúdo segue os padrões reconhecidos para comunicação de impactos corporativos, abrangendo referências do Global Reporting Initiative (GRI), Sustainability Accounting Standards Board (SASB), International Integrated Reporting Council (IIRC), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Task-Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD). O Relatório Anual é auditado por terceira parte e visa divulgar informações econômicas, ambientais, sociais e de governança corporativa, relacionadas a estratégia, negócios e desempenho da B3.

ACESSE O RELATÓRIO DE 2025

ACESSE O RELATÓRIO DE ANOS ANTERIORES

Para mais informações, acesse a página de ASG da B3 ou entre em contato pelo endereço [email protected].

Última atualização em 22 de setembro de 2025